Home » , , , » Prefeitos assinam protocolo de intenções que modifica o CISUM

Prefeitos assinam protocolo de intenções que modifica o CISUM

quinta-feira, 8 de agosto de 2013 | 8/08/2013 11:34:00 AM


Prefeitos dos municípios que compõem o CISUM (Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata) estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (7) para discutirem os últimos detalhes do Protocolo de Intenções que altera a natureza de entidade privada para pública do CISUM e regulamenta o funcionamento de um novo contrato público com os municípios.

A reunião foi conduzida pelo Secretário Executivo do CISUM, Eliermes Teixeira de Almeida, e contou com a presença dos prefeitos: José Cesar Samor (Cesinha), prefeito de Cataguases e presidente do CISUM; Arcílio Venâncio Ribeiro, prefeito de Astolfo Dutra;  Itamar Ribeiro Toledo (Mazinho), prefeito de Dona Eusébia; João Soares da Silva, prefeito de Laranjal; Maria de Fátima Guerra Cabral, prefeita de Estrela Dalva; Tarcilia Rodrigues Fernandes, prefeita de Itamarati de Minas; Jose Roberto de Oliveira (Zé Roberto), prefeito de Leopoldina e vice-presidente do CISUM; Ronaldo Adriano Simas, Secretário de Saúde Santana de Cataguases, representantes de 9 dos 11 municípios que compõe o consórcio. Também acompanharam a reunião, outras autoridades como o vereador Walmir Linhares da Costa, representando a Câmara Municipal de Cataguases, o Procurador Geral do Município de Laranjal, Ricardo Spinola, Dr Filipe Cabral, Secretário de saúde de Leopoldina; Ideraldo José Magalhães, vice-prefeito de Estrela Dalva entre outros.

Este foi mais um passo para as mudanças no CISUM, que passará a ter sua sede na cidade de Leopoldina e tornando-se público, contará com uma estrutura maior, poderá receber verbas estaduais através do PROCIS/MG, passará a ter um quadro de funcionários ampliado, contando inclusive com médicos especialistas para atendimento as prefeituras consorciadas. Está previsto por exemplo, a realização de concurso público para preenchimento do quadro de funcionários.

Para atender estas mudanças, a Câmara Municipal de Cataguases, votou na última sessão (6/8/2013), o projeto de lei do executivo nº 21/2013 que disciplina a participação do Município de Cataguases em Consórcio Público e ratifica o Protocolo de Intenções. Para esclarecer possíveis dúvidas, Eliermes Almeida esteve presente e explicou que o prazo para realização dessas alterações já está atrasado pois deveria ser até o dia 26 de julho, sendo que todos os municípios que fazem parte do consórcio já haviam passado a lei, faltando apenas Cataguases, por isso o pedido de urgência (Vídeo abaixo).

Eliermes explicou também, que as prefeituras possuem dois tipos de contrato com o consórcio, o contrato de rateio que incluem as despesas não genéricas como conta de luz por exemplo e o contrato de Programa que incluem procedimentos de saúde que serão vendidos às prefeituras.

No fim da reunião, os prefeitos presentes assinaram o protocolo de intenções aprovando todas as alterações do CISUM. A lei aprovada na Câmara municipal de Cataguases, será publicada em jornal oficial do município no próximo domingo (11).

Clique aqui para imprimir esta matériaImprimir Salve uma versão em PDFPDF
Compartilhe este artigo: :

0 comentários:

Postar um comentário

Últimas da Zona da mata



Leia Também


Farmácias de plantão em Cataguases
Julho/2015
27/07 Seg Santa rita e Saúde e Vida
28/07 Ter Dose Certa e Drogasil
29/07 Qua Inova e Dose Certa
30/07 Qui Droga Minas e Pague Menos
31/07 Sex Coimbra e Aeropharma
     
     

Empregos - Sine Cataguases

Cadastre seu e-mail para receber notícias

Translate



 
© 2013 - Direitos reservados
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Mídia Mineira Ltda
Template Created by Mídia Mineira