sábado, 18 de outubro de 2014

Organizadoras do Outubro Rosa em Cataguases pedem maior engajamento do Poder Público no movimento

Em entrevista exclusiva para o Site Mídia Mineira, as organizadoras do movimento "Outubro Rosa" em Cataguases, fararam sobre a programação para os próximos dias e os problemas enfrentados na organização deste importante movimento de conscientização contra o câncer de mama.

Claudia Cristina Cerqueira dos Santos, que é paciente do Instituto oncológico desde maio de 2010 e desde 2011 abraçou a causa do "Outubro Rosa" em Cataguases, juntamente com o instituto oncológico, na pessoa do Dr. Vinícius Costa Klein disse que o maior problema, tem sido o financeiro, pois tem encontrado apoio de pessoas como a primeira dama, Maria Lúcia Carias e de vários comerciantes, porém, falta maior engajamento do poder público.

A organizadora disse que irá sugerir aos poderes Executivo e Legislativo, a criação de uma comissão e a inclusão no orçamento de dotação específica para organização do movimento no mês de outubro.

Uma das colaboradoras, Adriana Nascimento, ficou 5 anos a frente do movimento LGBT em Cataguases e conversando com o Dr. Vinícius e com a Cláudia, tem buscado, este anos, ações para que a conscientização possa chegar em grupos de pessoas onde ainda não havia chegado, como os gays, lésbicas e transsexuais. Ela conta que as mulheres homoafetivas possuem dificuldade para realizar o exame de mamografia, bem como os gays que utilizam de implante de silicone, podem encontrar problemas.

Adriana também reclamou do apoio financeiro do poder público, pois não conseguiram atingir a meta de arrecadação que seria de R$ 5 mil, o que fez com que uma palestra sobre os problemas do câncer de mama para o público LGBT, com a transexual de Belo Horizonte, Tereza Brant, fosse cancelada. "Por falta de apoio, muita coisa tem sido cortada [...] o que chateia, é que para o barulho, para bagunça, sempre existe a verba, mas para informação, para o trabalho sério, não existe [...] Este outubro rosa está acontecendo, graças a algumas pessoas que tem ajudado".

Segundo ela, houve uma conversa com o prefeito Cesinha em seu gabinete, mas a resposta foi de que não existe dotação para ajudar o movimento. "O que está acontecendo em Cataguases, infelizmente é a falta de interesse do poder público em informar [...] a informação é o remédio para qualquer cidade que quer crescer" completou

Programação do Outubro Rosa em Cataguases
  • Dia 20/10 - Unidade Móvel de Mamografia na Praça Rui Barbosa
  • Dia 24/10 - Palestra do Dr. Vinícius Costa Klein no Centro Cultural Humberto Mauro às 19 horas
  • Dia 25/10 - Caminhada com Trio Elétrico


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
05 - Domingo 06 - Segunda 07 - Terça 08 - Quarta 09 - Quinta 10 - Sexta 11 - Sábado
Farmacenter Drogaria Silveira - Calçadão Droganova Drogaria São Francisco N.Sra.Aparecida Brasil Sta. Tereza
N.Sra. Rosário Farmácia Cataguases II Farmanossa Farmácia Cataguases Campinho São Mateus Silveira II