sábado, 18 de outubro de 2014

Organizadoras do Outubro Rosa em Cataguases pedem maior engajamento do Poder Público no movimento

Em entrevista exclusiva para o Site Mídia Mineira, as organizadoras do movimento "Outubro Rosa" em Cataguases, fararam sobre a programação para os próximos dias e os problemas enfrentados na organização deste importante movimento de conscientização contra o câncer de mama.

Claudia Cristina Cerqueira dos Santos, que é paciente do Instituto oncológico desde maio de 2010 e desde 2011 abraçou a causa do "Outubro Rosa" em Cataguases, juntamente com o instituto oncológico, na pessoa do Dr. Vinícius Costa Klein disse que o maior problema, tem sido o financeiro, pois tem encontrado apoio de pessoas como a primeira dama, Maria Lúcia Carias e de vários comerciantes, porém, falta maior engajamento do poder público.

A organizadora disse que irá sugerir aos poderes Executivo e Legislativo, a criação de uma comissão e a inclusão no orçamento de dotação específica para organização do movimento no mês de outubro.

Uma das colaboradoras, Adriana Nascimento, ficou 5 anos a frente do movimento LGBT em Cataguases e conversando com o Dr. Vinícius e com a Cláudia, tem buscado, este anos, ações para que a conscientização possa chegar em grupos de pessoas onde ainda não havia chegado, como os gays, lésbicas e transsexuais. Ela conta que as mulheres homoafetivas possuem dificuldade para realizar o exame de mamografia, bem como os gays que utilizam de implante de silicone, podem encontrar problemas.

Adriana também reclamou do apoio financeiro do poder público, pois não conseguiram atingir a meta de arrecadação que seria de R$ 5 mil, o que fez com que uma palestra sobre os problemas do câncer de mama para o público LGBT, com a transexual de Belo Horizonte, Tereza Brant, fosse cancelada. "Por falta de apoio, muita coisa tem sido cortada [...] o que chateia, é que para o barulho, para bagunça, sempre existe a verba, mas para informação, para o trabalho sério, não existe [...] Este outubro rosa está acontecendo, graças a algumas pessoas que tem ajudado".

Segundo ela, houve uma conversa com o prefeito Cesinha em seu gabinete, mas a resposta foi de que não existe dotação para ajudar o movimento. "O que está acontecendo em Cataguases, infelizmente é a falta de interesse do poder público em informar [...] a informação é o remédio para qualquer cidade que quer crescer" completou

Programação do Outubro Rosa em Cataguases
  • Dia 20/10 - Unidade Móvel de Mamografia na Praça Rui Barbosa
  • Dia 24/10 - Palestra do Dr. Vinícius Costa Klein no Centro Cultural Humberto Mauro às 19 horas
  • Dia 25/10 - Caminhada com Trio Elétrico


Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila