domingo, 19 de outubro de 2014

SMCC lança livro sobre a história da Medicina em Cataguases em almoço que conclui a gestão 2011/2014


A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases (SMCC), realizou no início da tarde deste sábado (18), um almoço de confraternização que contou com a presença de vários médicos, familiares e personalidades do município de Cataguases.

O evento serviu para marcar a transição da atual presidente, Dra Maria Ângela Girardi que esteve a frente da entidade na gestão 2011/2014, para o próximo presidente que será o médico Dr. Eduardo Jose Santos Schelb e para lançar o livro "Nos Domínios de Hipócrates - A SMCC e o campo médico cataguasense" escrito por Inácio Frade e produzido pela SMCC com apoio da Unimed e do Hospital de Cataguases.

O livro, demorou 2 anos e meio para ser confeccionado e visa resgatar um pedaço da história da medicina em Cataguases, tendo como base, atas, estatutos, listagens, estatísticas, oficios, memorandos, notícias de jornais e fotografias antigas. O trabalho eterniza passagens de personagens que atuaram na medicina e na política cataguasense, além de acontecimentos que se perderam com o tempo. Um DVD acompanha o livro com  fotos e depoimentos de médicos como o Dr. Edson de Abreu.

Na apresentação do livro, a Dra Maria Ângela Girardi, relata que desde que assumiu a presidência da SMCC, vem sendo movida para realizar um resgate histórico da presença médica em Cataguases. "Acompanhei diversas pacientes com vários graus de instrução, que sempre citavam nomes, os quais não pude conhecer no meu convívio diário. Nomes de brilho ímpar, sempre recordados, sempre laureados, em quem certamente poderemos nos espelhar" escreve.

No evento, a Dra. Maria Ângela, agradeceu a todos os presentes, falou do trabalho que a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases vem realizando no município, encabeçando projetos como o "Programa Afetivo Sexual", recém implantado nas escolas do município  e destacou  a importância de conhecer a história da medicina em Cataguases que teve nomes como o cataguasense, Dr. Alípio Correia Netoum dos fundadores da Associação Paulista de Medicina e primeiro presidente da Associação Brasileira de Medicina, que foi fundada em 1951, mesmo ano da SMCC.




































Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila