quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Ordem do Mérito Legislativo homenageia 249 personalidades

A Ordem do Mérito Legislativo vai homenagear neste ano 249 personalidades e entidades que se destacaram pelos serviços prestados ou méritos excepcionais e que, por isso, tenham se tornado merecedoras do reconhecimento da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A solenidade de agraciamento acontece nesta quinta-feira (13/11/14), às 10 horas, no Expominas, com o tema “200 anos de morte de Aleijadinho: o Barroco é para sempre”. A oradora oficial da solenidade é a empresária, colecionadora de arte e empreendedora cultural Angela Gutierrez. Entre os homenageados estão desembargadores, secretários de Estado e artistas.

A cerimônia integra a agenda comemorativa do bicentenário de morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e vai celebrar a vida e o legado deixados pelo artista, que é um dos maiores expoentes da arte barroca no Brasil. Sua obra pode ser apreciada em várias cidades mineiras, como Ouro Preto, São João del-Rei, Sabará e Congonhas, onde se encontram as esculturas em pedra-sabão dos 12 profetas, que se tornaram um dos mais conhecidos símbolos da obra de Aleijadinho.

Por ser o dia da morte do artista, 18 de novembro passou a ser, a partir de 2013, o Dia do Barroco Mineiro, instituído pela Lei 20.470, de 2012, originada do Projeto de Lei (PL) 3.396/12, de autoria do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP). A lei determina que em 2014, ano do bicentenário de morte de Aleijadinho, sejam realizadas diversas atividades voltadas para a valorização e divulgação do patrimônio histórico, artístico e cultural deixados pelo artista.

Agraciados - Neste ano, entre os agraciados com o grau Grande Mérito da Ordem do Mérito Legislativo estão o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Herbert José de Almeida Carneiro; o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides; e a defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard.

Quatro secretários de Estado também serão homenageados com o grau Mérito Especial: a secretária de Cultura, Eliane Parreiras; a secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola; o secretário de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda; e o secretário de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Alencar Santos Viana Filho. O desembargador Belizário Antônio da Lacerda também receberá o Mérito Especial. A historiadora Cristina Ávila e o artista plástico Luiz Augusto Pianetti estão entre os agraciados com o grau Mérito. Confira a lista completa de agraciados.

Criada em abril de 1982, a Ordem do Mérito Legislativo é concedida pelo presidente da ALMG e pelos membros do Conselho da Ordem, nos graus Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito.

Grande Mérito: destinado a soberanos, chefes de Estado, chefes de governo e seus sucessores imediatos; governadores; vice-governadores; presidente da Assembleia Legislativa; presidente do Supremo Tribunal Federal; presidente do Tribunal de Justiça; presidente da Câmara dos Deputados; presidente do Senado Federal; ministros de Estado e outras personalidades de hierarquia equivalente;

Mérito Especial: destinado aos membros da Mesa da ALMG e deputados estaduais; secretários de Estado; senadores; deputados federais; ministros de Tribunais Superiores; presidentes de Tribunais; desembargadores; generais; embaixadores; enviados extraordinários; ministros; reitores; cientistas e outras personalidades de hierarquia equivalente;

Mérito: destinado a cônsules; magistrados; membros do Ministério Público; militares; professores; escritores; funcionários públicos; desportistas e outras personalidades de hierarquia equivalente.

O Conselho da Ordem é presidido pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, e tem como integrantes os membros da Mesa, as lideranças da Maioria e da Minoria e os ex-presidentes da ALMG em exercício do mandato de deputado estadual. Além da medalha, os agraciados recebem diplomas assinados pelo presidente da ALMG.
*Fonte: ALMG

Farmácias de Plantão em Cataguases
04 Domingo
05 Segunda
06 Terça
07 Quarta
08 Quinta
09 Sexta
10 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza
N. Sra Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II