segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Entrevista Exclusiva: Secretária Municipal de Educação, diz que medidas que estão sendo tomadas visam a melhoria da educação em Cataguases

A Secretária Municipal de Educação, Luciana Moreira, concedeu uma entrevista exclusiva para o site Mídia Mineira e esclareceu vários temas que vem trazendo preocupações entre professores e pais de alunos da rede pública municipal, conforme você pode conferir abaixo.

Salas Multisseriadas

Sobre a formação de turmas multisseriadas, a Secretária disse que isto não é uma medida de agora, que ela tem 23 anos trabalhando na educação e que quando iniciou, foi dando aulas para 1º e 2º anos juntos. Segundo Luciana, quando assumiu a pasta, ainda existia escolas multisseriadas e que isso é uma realidade do Município e dos distritos. "Quando a rede estadual, passou algumas escolas para rede municipal, que é a questão da municipalização, o que aconteceu nos distritos de Sereno, Vista Alegre e de Cataguarino, por que eles municipalizaram? Porque já previa esta diminuição do número de turmas. Eles se anteciparam e passaram para o Município, as escolas estão diminuindo e Cataguases tem uma realidade atípica, você percebe o número de escolas que nós temos em Cataguases, todos os bairros tem uma escola, ou duas ou três [...] os alunos se dividem nestas escolas e realmente é um número reduzido e nós precisamos atuar de forma eficiente. Não haverá esta questão de fechamento de escola, isto não procede" disse.

Sobre a possibilidade de transferir os alunos de salas multisseriadas para outras escolas, Luciana disse que fazendo isso nos distritos, ai sim, corre-se o risco de fechar as escolas. Segundo ela, as turmas multisseriadas estão funcionando para ajudar a manter a escola. "Uma vez que eu tenho uma escola com a matricula de um aluno para o primeiro ano e no segundo ano eu tenho oito alunos, como que eu mantenho uma turma com um aluno? Ai eu transfiro este aluno para outra escola?" disse.

Perguntada se as salas multisseriadas podem provocar evasão da rede municipal para a estadual, a Secretária disse que não acredita nisto. "Se o pai procurou aquela escola, é porque confia naquela escola, então, o gestor escolar, o professor, tem de garantir a esse pai, a qualidade do ensino e só assim que eu vou reverter esse quadro, eu tenho de provar para aquele pai que ali foi a escolha dele".

Prejuízo educacional

A Secretária não acredita que alunos que estudam em turmas multisseriadas, possam ter prejuízos educacionais. "Primeiro que a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) preconiza isto, segundo, que nós temos um quadro que já trabalha de forma diversificada. A gente já trabalha estes diversos níveis cognitivos na sala de aula, isso já é uma prática, mesmo em uma sala que eu tenho 25 alunos, eu já tenho esta diversidade de conhecimento. Cada aluno, se apropria do conhecimento de uma forma. [...] Às vezes, quem está no primeiro ano, tem a predisposição de assimilar o conteúdo com mais facilidade do que quem está no segundo, então, não está perdendo, pelo contrário, está ganhando, o que a gente tem de concentrar todos os esforços, é na forma de passar todos estes conhecimentos e isto eu tenho segurança, porque eu confio no meu professorado, eu confio na minha equipe."

Lista de espera

Outra reclamação de pais de alunos, foi a criação de listas de espera nas escolas, deixando o pai sem saber se o aluno irá conseguir uma vaga naquela escola. sobre isso, a secretária explicou que sempre que as listas alcançarem 25 alunos, novas turmas serão criadas. "A partir do momento que eu fiz a matrícula, eu tenho que garantir a vaga. A gente faz de tudo para atender, se você procurou aquela escola, é porque você confia naquela escola, é interessante para a rede, oferecer aquela escola, só que eu tenho de fazer um trabalho em rede, as vezes eu consigo convencer os pais da outra escola que tem 5 na sua, 5 na dela e 5 na minha que sejam direcionado para uma escola".

Fechamento da Escola Cantinho Feliz

A Secretária confirmou que os alunos daquela escola estão sendo transferidos para outro local, devido a obras de cunho urgente, mas apenas no anexo onde funciona três turmas de tempo parcial e que serão oferecidas vagas para estes alunos em outras escolas. "O Cantinho Feliz é uma creche de tempo integral e esta escola de tempo parcial, funciona atrás do prédio que precisa de reforma"

Número de Alunos

Sobre a quantidade de alunos na rede pública municipal, ela disse que embora Cataguases tenha hoje mais vagas do que a demanda, o número de alunos tem aumentado. "Quando nós assumimos, para este ano, subiu um pouco, tinha 4800 alunos e hoje nós temos 5029".

Outro fato informado pela Secretária, é que o número de alunos em uma sala de aula, tem de ser de até 30 alunos e que não acontece de uma escola ter turmas com muitos alunos além deste limite. "Isso tudo é baseado em resolução, não é a Secretaria que está tirando isso agora não. Isso é resolução do Estado, da rede particular e também da rede municipal. Nós temos de fazer uma estimativa do número de alunos que eu terei o ano que vem, inclusive para a gente poder se programar para receber estes alunos. O período de matrículas é do dia 15 ao dia 19, então, no dia 22, as diretoras tem de levar essa relação de matrícula na Secretaria. Se ela chegar lá com 20 novas matriculas para determinada série, eu vou me organizar para montar uma nova turma".

Fechamento de Escolas

Sobre este tema, Luciana foi categórica: "A escola existe em função do meu maior patrimônio, o aluno. Se eu não tenho aluno, não justifica eu ter uma turma com dois, sendo que a 500 metros ou a 1 quilômetro eu tenho outra escola que eu possa oferecer esta vaga."

Objetivos

Luciana Moreira, explicou também que as medidas estão sendo tomadas com o objetivo de retornar os resultados para a própria rede, em capacitação e serviço e valorização profissional. Conforme explicou, o valor repassado pelo FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), é calculado, multiplicando o valor Aluno/Ano pelo número de alunos, dividido por 13. "Se eu tenho aquele valor 'X', que já vem calculado em cima do número de alunos e pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), o cálculo é de 25 a 30 por turma, como que eu vou garantir esse ensino de qualidade, com segurança física e pedagógica? Como que eu vou arcar com esse investimento? Não tem como, uma coisa tem de justificar a outra." completou.

Número de funcionários

Com as medidas adotadas, Luciana acredita que haverá redução no número de funcionários contratado, que no momento são 180, mas, conforme explicou, a forma correta do servidor ingressar para o serviço público é através do concurso público. "A gente trabalha hoje como o contratado, mas não é uma prática legal para o serviço público. Se eu tenho esse contratado todo ano, isso caracteriza que eu tenho essa vaga, mas na realidade eu não tenho, o concurso está ai e você vê quantas vagas tem, então, realmente tem alguma coisa em dissonância, se tem o contratado e não tem vaga, o que está acontecendo é essa distribuição de forma irregular", disse a secretária que também admitiu que a tendência para o ano que vem será reduzir o número de contratados e que as contratações que se fizerem necessárias, serão realizadas com base na inscrição de 2013, uma vez que este ano não teve inscrições.

Piso Salarial

Luciana, acredita que, com as medidas adotadas, até o final do governo Cesinha, a promessa de pagamento do piso salarial nacional para os professores, poderá se concretizar. "Com estas medidas, nós vislumbramos claramente isso, agora tem de ter coragem, o que precisa fazer é agir, então vamos agir com coragem mas com segurança [...] Nós já estamos há dois anos no governo, [...] e hoje, nós já temos essa segurança de que estas ações podem garantir ganhos futuros e na educação é a médio e longo prazo, pode até ser que a gente não consiga o ano que vem, porque a gente recebe em número de alunos, mas para o ano que vem, eu já vislumbro coisas boas pra gente sim, mas eu tenho de ser firme nessas medidas, porque se eu recuar, cai tudo por terra, estudo de meses, estudo da Secretaria de Educação"

Manifestações

Segundo a secretária, ela está indo em todas as escolas para esclarecer várias inverdades que estão sendo vinculadas. Ela disse que ninguém recebeu nada oficialmente da Secretaria Municipal de Cataguases. "O compromisso que a gente tem de ter é com a carga horária do aluno, o aluno não pode ser lesado em nenhum momento. A partir do momento em que eu me ausentei das minhas atividades, se eu não fui ao trabalho, subtende-se que eu faltei. Todas já sabem como devem proceder, que tem de repor a carga horária do aluno porque ele não pode ser lesado."

Eleição para Diretor

De acordo com a Secretária, baseado na LDB, este ano, as supervisoras terão oportunidade para as Supervisora pleitearem o cargo de diretor, mas isso terá de ser votado e como não terá tempo hábil para passar pela Câmara, os diretores que já estão, iniciarão o ano que vem e todo processo acontecerá no ano que vem.

Luciana Moreira, terminou dizendo que "a Secretaria de Educação não está lá para prejudicar qualquer servidor, agora, medidas tem de ser tomadas mas para melhor [...]  hoje a mudança assusta mas se a gente não fizer alguma coisa, a gente vai continuar onde estamos. É inerente a educação a mudança, a gente tem de mudar, a gente não pode ficar acomodado. Eu acho que as críticas podem vir sim, mas críticas para construir e não para destruir, não destruir o ser humano, não destruir os nossos professores, não destruir a nossa rede, nem os nossos servidores. Pode ter certeza, a Secretaria de Educação em sua maioria é composta por pessoas efetivas que independente do governo que hoje está, são pessoas que já estavam e que retornarão para seus cargos de origem ou continuarão lá por competência, como continuaram várias da última gestão, por competência. Portanto, a Secretaria de Educação nunca teve a intenção, mesmo em outras gestões de administrar para piorar, isso não existe! A mudança assusta? O novo assusta? mas pode ter certeza, é para melhoria" Finalizou.

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila