quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Mães pedem ao Conselho Municipal de Educação para intervir no fechamento das turmas vinculadas na E.E.Professor Clóvis Salgado

Cerca de 12 mães estiveram presentes a reunião do Conselho Municipal de Educação que aconteceu na tarde desta quarta-feira (10), no Centro Cultural Eva Nil em Cataguases, para reivindicar a intervenção do Conselho junto a Secretaria Municipal de Educação, em relação a intenção daquela pasta em fechar as turmas vinculadas da rede municipal que estão atualmente na Escola Estadual Professor Clóvis Salgado, no bairro Pampulha, para passarem a Escola Municipal Turminha da Mônica no bairro Pouso Alegre. Ao todo, 57 alunos terão de ser transferidos.

A presença das mães, não constava na pauta do Conselho, mas o conselheiro, Professor Edson Adriano de Almeida, pediu a palavra e solicitou que o conselho ouvisse as reivindicações da comunidade, sendo aceito por unanimidade que uma representante falasse em nome das mães. 

A reunião foi presidida pelo Vice-presidente do Conselho, professor Ivan Luiz Rosa e contou, além dos demais conselheiros, com a presença do vereador Walmir Linhares e seu assessor José Francisco. Outro vereador, Mauricio Rufino, também participou, mas como membro do Conselho.

A representante das mães, falou que levar estes alunos para o bairro Pouso Alegre, causaria vários transtornos e listaram alguns problemas como a impossibilidade de levar para duas escolas diferentes dois filhos que estudam no mesmo horário, aumento considerável da despesa com ônibus, entre outros, pedindo ao Conselho que intervisse para o não fechamento das turmas e que as turmas pudessem funcionar pelo menos até a abertura da nova creche no bairro popular, onde funcionava o antigo Matadouro Municipal.

Após ouvir as revindicações, os conselheiros, decidiram fazer um oficio para a Secretária Municipal de Educação, Luciana Moreira, solicitando uma reunião para tratar do problema. Luciana, que também participou da reunião como conselheira, também ouviu as revindicações das mães, mas disse que no momento não estava como Secretária e sim como conselheira e que só iria se pronunciar sobre o assunto na reunião que será marcada com o conselho, provavelmente para semana que vem.

Em conversa com o Site Mídia Mineira, a Secretária explicou que são vários os motivos que levaram a decisão de acabar com as turmas vinculadas na Escola Estadual Professor Clóvis Salgado, entre eles, que a Escola é Estatual e que possui horários diferentes, além de não ter acompanhamento pedagógico adequado. "É uma medida administrativa, isso já foi ventilado várias vezes, não é só neste governo, na última gestão e na gestão anterior a última, já estava sendo cogitado que deveria mudar, para pensar de forma administrativa a nossa rede. Não tem nada contra, [...] a gente garante a nossa contrapartida lá no estado, a gente banca os professores, a gente manda o material escolar, merenda e um auxiliar de serviço escolar, há 18 anos. Em contra partida, eu tenho o São Diniz que tem vaga e a Turminha da Mônica." disse.

Luciana também garantiu que os alunos que moram em localidades mais distantes como na Cachoeirinha, tem transporte escolar gratuito. Sobre a proposta das crianças permanecerem na Escola Clóvis Salgado até a conclusão da creche, a secretária disse que a direção da Escola fez esta proposta mas que as crianças que estão lá, não são o público da creche, que é tempo integral. "Talvez, nem todas que estão no Clóvis Salgado hoje, vai ser o público que vai completar minha turminha lá na creche porque eu tenho que atender criança que vem lá de Sereno que já está cadastrada, porque tem um cadastro. Foi feito um cadastro agora das crianças que necessitam da creche e eu tenho que acatar, não sou eu, é um Conselho. Eu não posso tirar a vaga das crianças que fizeram cadastro este ano para a creche no ano que vem. Surgindo vaga, eu posso até ampliar, mas eu não te garanto que eu tenho todas necessárias".

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila