terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Carnaval 2015 em São João Nepomuceno não terá a maioria dos blocos, entre eles, do Barril e Girafa

Pedro Augusto Rezende Rodrigues, presidente do tradicional Bloco do Barril, de São João Nepomuceno, anunciou em uma rede social, que o bloco não desfilará este ano. O motivo, segundo ele, é a impossibilidade de cumprimento de uma série de exigências feitas pela Justiça da cidade, através de uma Portaria baixada há poucos dias. 

O bloco que tem uma história de 42 anos, ficará de fora do carnaval 2015. Em sua nota, o presidente ressaltou essa história e disse que o mesmo é um patrimônio histórico do município. “A expectativa é que, para 2016, o Barril volte ainda mais forte, renovado, reestruturado, revigorado, aberto ao diálogo com a Justiça, ressurgindo das cinzas, para que possamos dar continuidade a uma coisa que é nossa”, disse.

Dos onze blocos que deveriam desfilar, além do bloco do barril, o segundo maior bloco, o da Girafa também anunciou que não desfilará, somando-se a outros quatro blocos, Zé Pereira, Quatro Gerações, Tourão e Terceiro Andar, que também já haviam tomado a decisão de não desfilar este ano.

Saiba mais:
Justiça interfere no carnaval de São João Nepomuceno e blocos ameaçam não desfilar

A Portaria nº 01/2015/GAB, assinada pela juíza Flávia de Vasconcellos Araújo, que impõe várias obrigações, visando aumentar a segurança dos munícipes, conforme já foi matéria neste site, trouxe bastante polêmica ao tradicional carnaval, pois se tornou inviável para os principais blocos o desfile deste ano. 

Entre as obrigações, os blocos terão de contratar segurança privada, não poderão distribuir bebidas, além de ficar proibida a entrada de menores de idade no bloco, entre outras coisas.

Bloco do Barril

O bloco surgiu em 1973 a partir da iniciativa de um grupo de amigos que saíam pela cidade no carnaval com um pequeno barril de cinco litros, compartilhando a bebida com os companheiros rua afora. Com o tempo, eles resolveram se reunir para formar um bloco e o pré-requisito era que os homens se vestissem de mulher e as mulheres se vestissem de homem.

O bloco chegou já chegou a desfilar com quase 30 mil pessoas em edições passadas em um município com pouco mais de 26 mil habitantes.

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila