segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

CATAGUASES: Mais de 2 mil litros de água sanitária são distribuidos em campanha contra a Dengue e Chikungunya no bairro Paraíso



A prefeitura municipal de Cataguases através da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Controle de Endemias e com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos e Associação de Moradores do Bairro Paraíso, realizou no ultimo sábado (24), no bairro Paraíso, mais uma etapa do bota fora contra a Dengue e Chikungunya. 

O trabalho começou as 8 da manha e contou com o apoio dos profissionais da estratégia da família que estiveram realizando  teste de glicemia e aferição de pressão arterial em duas tendas educativas que foram montadas uma no campo na rua Jose Alcino Bittencourt e outra na quadra na Rua Geraldino Ferraz, com a finalidade de estar passando para a comunidade as medidas profiláticas no combate a dengue a febre Chikungunya e distribuição de mais de 2000 litros de água sanitária com instruções de como estar usando para combater a Dengue e Chikungunya. 

Vale destacar que o critério de escolha do bairro para ser distribuído esta água foi o fato de no ultimo LIRAa realizado  no período de 5 a 7/01/2015 o bairro foi o que teve maior índice de infestação do mosquito, ficando em 17,24%.

Outro ponto é que a água sanitária distribuída, foi alvo de discussões na Câmara Legislativa, em novembro de 2014, após fiscalização dos vereadores Serafim Spíndola, Walmir Linhares e José Augusto Titoneli, que comprovaram cerca de 2600 litros com data de validade vencida, parados desde 2013. O atual Coordenador do setor de epidemiologia, Alencar Norte, que não era coordenador na época do recebimento da água sanitária, resolveu então solicitar um laudo técnico para ver se a água sanitária poderia ser ainda utiliza, o que acabou comprovando que mesmo com a data vencida, o produto ainda poderá ser utilizado, pois encontra-se com as mesmas propriedades.


Recomendações de utilização da água sanitária:

A utilização de 2 ml de água sanitária por litro de água é suficiente para o combate das larvas do mosquito da dengue.

Destaca-se que nesta concentração, a solução aquosa de água sanitária só deve ser utilizada para desinfecção, não sendo própria para ingestão de humanos ou animais. Essa diluição é aproximadamente 20 vezes maior que a concentração máxima permitida para ingestão que é de 2mg/l de cloro residual livre.

Recomenda-se a utilização de água sanitária pela população para combate as larvas do mosquito da dengue nos seguintes criadouros:
  • Vasos sanitários que não são de uso diário: adicionar 1 colher de chá (5ml) de água sanitária;
  • Caixa de descarga sanitária que não é de uso diário: adicionar 2 colheres de sopa (30ml) de água sanitária;
  • Ralos externos (captam água de chuva e de limpeza) e internos que não são de uso diário: adicionar 1 colher de sopa (15ml) de água sanitária;
  • Tambores de armazenamento (200 litros) de água não utilizada para consumo humano: adicionar 2 copos americanos (400ml) de água sanitária;
  • Bromélia: Preparar previamente a solução com 1 colher de café (2ml) para cada litro de água e preencher os locais onde acumulam água.

O tratamento deve ser repetido semanalmente, preferencialmente em dia fixo, de modo a garantir que a solução continue efetiva no combate as larvas ou seja 10 minutos contra a dengue.

Essa é uma ação adicional e não exclui as atividades de remoção e proteção dos potenciais criadouros e visitas dos agentes, que são fundamentais para o controle da Dengue.


*Com informações e fotos do Setor de Epidemiologia


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
05 - Domingo 06 - Segunda 07 - Terça 08 - Quarta 09 - Quinta 10 - Sexta 11 - Sábado
Farmacenter Drogaria Silveira - Calçadão Droganova Drogaria São Francisco N.Sra.Aparecida Brasil Sta. Tereza
N.Sra. Rosário Farmácia Cataguases II Farmanossa Farmácia Cataguases Campinho São Mateus Silveira II