sábado, 3 de janeiro de 2015

Energisa já está trabalhando com o sistema de bandeiras tarifárias

A Energisa enviou comunicado informando que, como todas as demais empresas do setor elétrico, adotou o sistema de bandeiras tarifárias nos estados em que atua a partir de 1º de janeiro. 

As bandeiras permitirão que as contas de luz  tenham, todo mês, mecanismos mais dinâmicos para cobrança do valor da fatura,  de acordo com a demanda de energia do mercado. Pelo novo modelo, o valor das tarifas refletirá os custos de curto prazo na geração de energia e os consumidores poderão acompanhar, por exemplo, os momentos em que houver maior escassez na oferta e, consequentemente, maior risco futuro no fornecimento.

Além disso, as bandeiras tarifárias são importantes para engajar a sociedade para o uso racional dos recursos naturais usados na geração de energia, que são limitados e dependentes de condições adversas. O sistema de bandeira tarifária atende a um consenso cada vez maior da sociedade sobre a importância do uso consciente dos recursos e a necessidade de redução nas emissões de gases de efeito estufa.

Outro ponto importante é que o sistema irá sincronizar também o preço pago pelas distribuidoras na compra da energia com o valor final da tarifa cobrada aos consumidores, evitando que as empresas sofram impactos financeiros e tenham sua capacidade de investimento afetada. Vale reforçar que a adoção do novo sistema não significa um maior aumento na conta de luz, mas sim a antecipação de parte do aumento que ocorreria normalmente uma vez ao ano, na data do reajuste de cada concessionária. O valor da tarifa poderá aumentar ou diminuir a cada mês de acordo com a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, cujo custo de geração de energia é bem maior do que o das hidrelétricas.

O sistema possui três bandeiras: verde, amarela e vermelha – as mesmas cores dos semáforos - e indicam o seguinte:

Fonte: Assessoria de Comunicação Energisa

Farmácias de Plantão em Cataguases
04 Domingo
05 Segunda
06 Terça
07 Quarta
08 Quinta
09 Sexta
10 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza
N. Sra Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II