domingo, 11 de janeiro de 2015

EXCLUSIVO: Novo presidente da Câmara de Cataguases concede sua primeira entrevista e fala sobre suas escolhas

O vereador Antônio Batista Pereira, conhecido como Antônio Beleza, concedeu sua primeira entrevista como novo presidente da Câmara Municipal de Cataguases, com exclusividade para o Site Mídia Mineira. Beleza falou sobre vários temas, como a escolha dos partidos por seu nome, como pretende administrar a Câmara e sobre as escolhas dos cargos comissionados, conforme você confere abaixo.




MM - O Senhor não era pré-candidato a presidência da Câmara e repentinamente surgiu com o apoio de vários partidos. Como se deu essa reviravolta?

Beleza - Eu gostaria de iniciar, dizendo que não tinha intenção de ser candidato. Como todos puderam acompanhar, havia um nome que era o Fernando Amaral. Na época, foi realizado um consenso, uma chapa, em torno do nome dele, até então, eu não seria presidente, mas devido a questão da fidelidade partidária, o Amaral foi chamado pelo presidente de seu partido que não concordava com a candidatura dele, então, como a fidelidade partidária vale para todos os partidos, nós achamos por bem em reunir os partidos aliados para escolher um nome e, no inicio, o nome nem seria o meu. Nós reunimos para ver qual seria o melhor nome para assumir a Câmara e dentro de um consenso entre os partidos, eles acharam que o meu nome seria o melhor, por ter tido a experiência de já ter sido presidente em uma outra ocasião, por já estar há quatro anos como vereador e até mesmo pela minha idade, eu estou com 55 anos e em caso de empate, seria eu o vencedor, por ser mais velho que o outro candidato. Então, os partidos PSD, PSDB, PHS, PV, DEM e PRP, em reunião escolheram meu nome, aos quais eu aproveito o momento para agradecer, pois não esperava. Eu aceitei vir para o sacrifício, pois não é fácil ser o presidente da Câmara. Quero deixar bem claro também que o presidente não recebe nada mais, o valor é o mesmo que cada vereador recebe, porque às vezes as pessoas podem dizer: "Ele como presidente agora vai ganhar mais dinheiro..." Não é nada disso, a gente só tem mais trabalho e dedicação com a Câmara e quero exercer estes dois anos de presidência, fazendo um trabalho em prol de nosso Município, a nossa intenção é que o Poder Legislativo trabalhe junto com o Poder Executivo e com o Poder Judiciário, para que o trabalho seja revertido em prol de todos os munícipes.

MM - Como irá trabalhar a nova Mesa Diretora, sendo uma Mesa eleita pela oposição? 

Beleza - A gente pretende trabalhar com uma Câmara participativa e unida com o prefeito. Nossa união deverá ser favorável aos projetos que vierem para esta casa. Eu acredito que vereador nenhum irá fazer oposição sistemática, apenas por fazer, lógico que isto vai de acordo com a consciência de cada vereador, mas a intenção da Presidência da Mesa Diretora, é trabalhar unido em prol do Município e de todos os projetos que vierem, se tiver alguma correção a ser feita, minha intenção é que os procuradores do Município e da Câmara possam trabalhar juntos, para que quando o projeto possa dar entrada para votação, já venha enxuto e não gere muitas discussões desnecessárias. Nós vamos estar unidos e torcendo para que os projetos necessários e úteis ao Município possam passar sem problemas pela casa.

MM - Quais serão as metas da nova administração? pensa em adquirir um novo veículo para a Câmara? alterar alguma coisa na estrutura física da Câmara como os gabinetes dos vereadores?

Beleza - Em relação ao veículo, nosso veículo hoje já está ultrapassado, existe a necessidade de aquisição de um novo veículo, mas vamos estudar, dentro do orçamento, a possibilidade de ter um veículo novo. Sobre a Câmara, eu acho que o plenário está bem posicionado, com acessibilidade, pois tem o elevador, que foi concluído quando eu era o presidente na legislatura passada, que leva a pessoa com deficiência até o local e  portanto, não tenho intenção de fazer gastos desnecessários e nem de modificar os gabinetes, do jeito que está, está funcionando bem. Nós podemos até pensar para um futuro, não estou dizendo que será eu quem irá fazer, mas poderá ser criado um novo espaço, se a Câmara puder adquirir um novo espaço para construir uma nova Câmara. É necessário, pois a Câmara precisa de espaço, não estou dizendo que será agora, mas podemos começar hoje a pensar nisto. 

MM - Em relação ao dinheiro que a Câmara devolve para a Prefeitura, como o dinheiro que ajuda no depósito para compra do cinema, continuará da mesma forma?

Beleza - Eu não tive ainda nenhuma conversa com o prefeito sobre este assunto, mas o dinheiro vem para a Câmara e quando sobra, volta para o Município no final do ano. Nada impede que a gente possa conversar e se tiver a possibilidade, ser devolvido antes, para ajudar na compra do cinema. Vamos continuar da mesma forma, a gente pode devolver, mas em momento nenhum, a Câmara pode estar exigindo o direcionamento deste recurso, o dinheiro poderá ser devolvido mas o prefeito é quem deve direcionar ao que ele achar de direito.

MM - No final do ano, todos os cargos comissionados foram exonerados, o Senhor já conseguiu preencher a todos?

Beleza - Ao todo, são 30 cargos comissionados, porém, 15 cargos, são preenchidos pelos assessores dos vereadores, dos 15 que sobram, 4 deles devem permanecer com as mesmas pessoas, pois são os cargos de Assessores de Projetos Especiais, que hoje realizam a emissão de carteira de trabalho e dependem de curso específico para tanto. As demais vagas, foram escolhidas em consenso com os partidos que me apoiaram e já estão praticamente certas, sendo que duas deverão ser transferidas da Prefeitura para a Câmara.

O Presidente, também falou sobre as duas principais vagas comissionadas, a de Procurador Geral do Legislativo e a de Diretor Administrativo, sendo que a procuradoria ficou para o advogado Ricardo Spínola. "Ricardo é uma pessoa de confiança, eu fiz o convite a ele e ele aceitou, já ocupou o cargo de Procurador da Câmara por outras 4 vezes, estava atualmente como Procurador Geral do Município de Laranjal, além de ser meu amigo pessoal há muito tempo e de sempre estar me auxiliando nas questões legais. Durante o período em que esteve como procurador da Câmara nas outras oportunidades, passou de forma tranquila, sem problema nenhum e é uma pessoa de confiança". Quanto ao cargo de Diretor Administrativo, o novo Presidente, a exemplo do último, preferiu uma mulher para ocupá-lo e convidou a jovem Sabrina Arcara Lobo, esposa do ex-prefeito Willian Lobo. "A Sabrina é uma jovem dinâmica, politizada, que já chegou mostrando ao que veio, com muitas ideias e vontade de trabalhar" disse.

MM - O que a população pode esperar desta nova Mesa Diretora?

Beleza - As pessoas dizem que esta Mesa irá fazer oposição, mas pode ter certeza que isso não irá acontecer. Quando uma pessoa vota no vereador, é para representá-la na Câmara e votar tudo o que é necessário para o Município, fazer Leis, indicações, requerimentos, fiscalizar o Executivo e é nisto que vamos estar trabalhando e em momento nenhum, deixaremos de aprovar um projeto que é bom para o Município. A oposição que a gente tem de fazer, é uma oposição construtiva, para melhorar os projetos que vem do Executivo. Além disto, pretendemos dar uma atenção especial, em temas como a reformulação do Plano Diretor, zoneamento urbano, mobilidade urbana, entre outros, além de levar nossa Câmara Municipal a todos os bairros e distritos de Cataguases em reuniões itinerantes, lógico que a maioria dos temas importantes, são de iniciativa do Executivo, mas a Câmara está disposta a dar especial atenção a eles e contribuir para que aconteçam, então é isto que a população pode esperar.

MM - O último presidente, permitia a manifestação popular em vários momentos da sessão, o senhor pretende trabalhar da mesma forma?

Beleza - Nós vamos seguir o Regimento Interno, lógico que isto não quer dizer que ninguém poderá falar, dependendo do caso, nós vamos consultar aos demais vereadores se isto poderá acontecer ou não, mas não sou favorável a pessoa chegar e falar sem estar inscrita, pois nós temos o grande expediente para isso, conforme o Regimento.

Por fim, o novo presidente também disse que pretende dar celeridade as reuniões, sem prejudicar a qualidade das mesmas, sem que as reuniões se prolonguem muito, pois isto, segundo ele, desanima os que estão assistindo, porém, faz questão que os vereadores utilizem da palavra por todo tempo regimental, pois não é favorável ao corte da palavra do vereador. E por fim, o presidente pretende que todas as pessoas que forem falar a convite, sejam ouvidas no início da sessão e se possível, apenas os vereadores utilizem a palavra no final da reunião.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila