quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Perdeu seu documento? Ele pode estar nos Correios

Os Correios mantêm, desde 1981, um serviço de Achados e Perdidos exclusivo para documentos. Em Minas Gerais, foram recebidos 11.027 documentos no ano de 2014, dos quais 236 foram retirados. A maioria dos itens são carteiras de identidade, CNHs e CPFs. Vale destacar que objetos em geral (bolsas, carteiras etc.) e cheques, cartões de banco, cartões de crédito, tíquetes e assemelhados não são documentos, e, portanto, não são aceitos pelo serviço de Achados e Perdidos dos Correios.

Na retirada, o dono do documento paga R$ 4,30, valor inferior ao que gastaria com a emissão da 2ª via. A taxa cobrada pelos Correios destina-se à cobertura de parte dos custos da Empresa com o cadastro dos documentos, a guarda, o controle e o envio aos órgãos emissores em caso de não retirada pelo proprietário, bem como com o desenvolvimento e manutenção do sistema que gerencia todas as informações. Os documentos ficam nos Correios à disposição dos interessados por 60 dias corridos, contados a partir da data de recebimento na unidade. Após esse prazo, são devolvidos aos órgãos emissores.

Quem encontrar um documento perdido pode depositá-lo em qualquer agência ou caixa de coleta dos Correios. O documento será entregue ao proprietário ou representante legal devidamente reconhecido. Para retirá-lo, o titular precisa apresentar documento oficial que o identifique. No caso da perda de todos os documentos, é necessário apresentar Boletim de Ocorrência (BO). Já se for um representante, além do BO ele deve apresentar sua própria identidade (ou outro documento oficial) e autorização por escrito, assinada pelo dono do documento. No caso de menores de 18 anos, somente os pais ou responsáveis podem fazer a retirada.

A relação de documentos encontrados está disponível na página dos Correios na Internet e também pode ser informada pela Central de Atendimento dos Correios: 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-725-7282 (demais localidades).
*Fonte: Assessoria de Comunicação dos Correios

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
19 - Domingo 20 - Segunda 21 - Terça 22 - Quarta 23 - Quinta 24 - Sexta 25 - Sábado
Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida
Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho