quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Perdeu seu documento? Ele pode estar nos Correios

Os Correios mantêm, desde 1981, um serviço de Achados e Perdidos exclusivo para documentos. Em Minas Gerais, foram recebidos 11.027 documentos no ano de 2014, dos quais 236 foram retirados. A maioria dos itens são carteiras de identidade, CNHs e CPFs. Vale destacar que objetos em geral (bolsas, carteiras etc.) e cheques, cartões de banco, cartões de crédito, tíquetes e assemelhados não são documentos, e, portanto, não são aceitos pelo serviço de Achados e Perdidos dos Correios.

Na retirada, o dono do documento paga R$ 4,30, valor inferior ao que gastaria com a emissão da 2ª via. A taxa cobrada pelos Correios destina-se à cobertura de parte dos custos da Empresa com o cadastro dos documentos, a guarda, o controle e o envio aos órgãos emissores em caso de não retirada pelo proprietário, bem como com o desenvolvimento e manutenção do sistema que gerencia todas as informações. Os documentos ficam nos Correios à disposição dos interessados por 60 dias corridos, contados a partir da data de recebimento na unidade. Após esse prazo, são devolvidos aos órgãos emissores.

Quem encontrar um documento perdido pode depositá-lo em qualquer agência ou caixa de coleta dos Correios. O documento será entregue ao proprietário ou representante legal devidamente reconhecido. Para retirá-lo, o titular precisa apresentar documento oficial que o identifique. No caso da perda de todos os documentos, é necessário apresentar Boletim de Ocorrência (BO). Já se for um representante, além do BO ele deve apresentar sua própria identidade (ou outro documento oficial) e autorização por escrito, assinada pelo dono do documento. No caso de menores de 18 anos, somente os pais ou responsáveis podem fazer a retirada.

A relação de documentos encontrados está disponível na página dos Correios na Internet e também pode ser informada pela Central de Atendimento dos Correios: 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-725-7282 (demais localidades).
*Fonte: Assessoria de Comunicação dos Correios

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
26 Domingo
27 Segunda
28 Terça
29 Quarta
30 Quinta
31 Sexta
01 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil
N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus