quarta-feira, 18 de março de 2015

Câmara de Cataguases declara Comunidade Terapêutica Pastor João Brito Gomes de utilidade pública - demais projetos da pauta não foram votados

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases desta terça-feira (17), teve a ausência de 5 vereadores que estão participando de um curso em Belo Horizonte, promovido pela a Associação Mineira dos Municípios (AMM).

O único projeto aprovado na noite, veio do Legislativo, do vereador Vinícius Machado, que "Dispõe sobre a declaração de Utilidade Pública Municipal da Comunidade Terapêutica Pastor João Brito Gomes".

Participaram da Sessão, O pastor Nelquiades Fernandes, presidente da Catedral das Assembleias de Deus em Cataguases e da Comunidade Terapêutica Pastor João Brito Gomes. Ele compareceu, juntamente com o vice-presidente da Comunidade, Pastor Renato e equipe representando a entidade.

O pastor Nelquiades Fernandes, utilizou a palavra para agradecer o vereador Vinícius Machado pelo projeto, onde explicou que a Catedral das Assembleias de Deus, já existe no município há 74 anos e que ao longo da história da Catedral, a igreja já tem feito o papel de recuperação de dependentes químicos, mas surgiu a necessidade de se criar uma comunidade de tratamento que já está funcionando há 1 ano e meio. Conforme explicou, desde que entrou em funcionamento, 80 pessoas passaram pela clínica e destas, 20 pessoas já estão reintegradas ao meio social. O objetivo, conforme explicou, é reintegrar os dependentes químicos inclusive recolocando no mercado de trabalho após a recuperação. Outro ponto, esclarecido pelo pastor, foi que os internos não são obrigados a seguir uma religião, mas que pastores acompanham e aconselham os pacientes que são assistidos também por uma psicóloga.

O vereador Serafim Spíndola, manifestou seu apoio e disse que ao declarar de utilidade pública a entidade, os vereadores estavam prestando um serviço a comunidade e solicitou aos vereadores para que pleiteassem juntamente com deputados da base para que a entidade seja declarada de utilidade pública estadual.

Também o vereador Michelângelo, falou que esse tipo de trabalho, até o momento, não utiliza R$ 1 sequer do poder público e que seria de suma importância a ajuda pois a dependência química tem crescido, o que ele tem constatado nos plantões do Pronto Socorro Municipal. Michelângelo também se colocou a disposição, pois representa o Deputado Antônio Jorge no município, que hoje faz parte da comissão de Álcool e Drogas e prometeu interceder ao mesmo para que a entidade seja declarada de Utilidade Pública Estadual. "Vocês estão de parabéns, o trabalho de vocês é muito louvável e tem a presença de Deus com certeza" disse. 

Fernando Amaral, também exaltou o trabalho da igreja e se disse honrado em votar o projeto, pois vê o trabalho que vem sendo desempenhado. 

Fernando Pacheco, disse que o pastor Nelquiades tem se tornado um exemplo a ser seguido, pois vê a forma que tem conduzido a igreja que fica próximo ao Sine, onde o vereador trabalha. O vereador disse que visitou a comunidade e que viu um trabalho consistente, transformador e sem a participação do poder público. "Esse trabalho evangélico, é muito nobre e nós temos de dar todo o apoio, tudo que for feito, é para o engrandecimento do ser humano mas voltado para um engrandecimento maior, a parte espiritual, a parte com Deus que é o mais sublime de tudo".

O autor da proposta, vereador Vinicius Machado, contou sobre sua experiência com a Assembléia de Deus, em Sereno e no bairro Taquara Preta e disse que o que se percebe nas comunidades terapêuticas sérias, é o trabalho desenvolvido em prol de uma sociedade mais ordeira e também no acolhimento ao próximo. "Não adianta nada uma pessoa chegar a uma comunidade terapêutica, achando que Deus não existe, se não conseguir ver o olhar misericordioso de Deus, ela não vai a lugar nenhum. O trabalho das comunidades terapêuticas é diferenciado, primeiro porque as pessoas que estão lá, recebem um acolhimento que muitos não tem dentro de suas próprias famílias e segundo porque se quiserem e se aceitarem, são apresentadas a Deus " disse. 

Vinicius também falou do trabalho do Pastor Nelquiades e de todos os colaboradores e disse que percebe o quanto as pessoas estão preocupadas em buscar o resgate do ser humano e se comprometeu também a ajudar a comunidade a galgar reconhecimentos maiores no plano Estadual e Federal.

Na mesma linha, os vereadores Aritana e Geraldo Majella, demonstraram seu apoio ao projeto.

O projeto foi aprovado por unanimidade e ao fim, o presidente Antônio Batista Pereira (Antônio Beleza), também exaltou a importância do trabalho da comunidade e desejou exito no trabalho.

Projetos do Executivo

Em relação aos projetos do Executivo, o projeto que "Dispõe sobre cemitérios e serviços funerários no Município de Cataguases", teve pedido de vistas, do vereador Serafim Spindola,  por duas sessões e não foi votado e o veto do Executivo ao Projeto de Lei nº 06/2013, de Titoneli, que "autoriza a pagar o piso salarial a todos os professores e profissionais de ensino da rede municipal", foi retirado da pauta, pois como o vereador propositor do projeto original, José Augusto Guerreiro Titoneli, não estava presente, a Mesa Diretora com o apoio dos demais vereadores, resolveu retirar da pauta para ser votado na próxima sessão.




Farmácias de Plantão em Cataguases
04 Domingo
05 Segunda
06 Terça
07 Quarta
08 Quinta
09 Sexta
10 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza
N. Sra Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II