quarta-feira, 18 de março de 2015

Câmara de Cataguases declara Comunidade Terapêutica Pastor João Brito Gomes de utilidade pública - demais projetos da pauta não foram votados

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases desta terça-feira (17), teve a ausência de 5 vereadores que estão participando de um curso em Belo Horizonte, promovido pela a Associação Mineira dos Municípios (AMM).

O único projeto aprovado na noite, veio do Legislativo, do vereador Vinícius Machado, que "Dispõe sobre a declaração de Utilidade Pública Municipal da Comunidade Terapêutica Pastor João Brito Gomes".

Participaram da Sessão, O pastor Nelquiades Fernandes, presidente da Catedral das Assembleias de Deus em Cataguases e da Comunidade Terapêutica Pastor João Brito Gomes. Ele compareceu, juntamente com o vice-presidente da Comunidade, Pastor Renato e equipe representando a entidade.

O pastor Nelquiades Fernandes, utilizou a palavra para agradecer o vereador Vinícius Machado pelo projeto, onde explicou que a Catedral das Assembleias de Deus, já existe no município há 74 anos e que ao longo da história da Catedral, a igreja já tem feito o papel de recuperação de dependentes químicos, mas surgiu a necessidade de se criar uma comunidade de tratamento que já está funcionando há 1 ano e meio. Conforme explicou, desde que entrou em funcionamento, 80 pessoas passaram pela clínica e destas, 20 pessoas já estão reintegradas ao meio social. O objetivo, conforme explicou, é reintegrar os dependentes químicos inclusive recolocando no mercado de trabalho após a recuperação. Outro ponto, esclarecido pelo pastor, foi que os internos não são obrigados a seguir uma religião, mas que pastores acompanham e aconselham os pacientes que são assistidos também por uma psicóloga.

O vereador Serafim Spíndola, manifestou seu apoio e disse que ao declarar de utilidade pública a entidade, os vereadores estavam prestando um serviço a comunidade e solicitou aos vereadores para que pleiteassem juntamente com deputados da base para que a entidade seja declarada de utilidade pública estadual.

Também o vereador Michelângelo, falou que esse tipo de trabalho, até o momento, não utiliza R$ 1 sequer do poder público e que seria de suma importância a ajuda pois a dependência química tem crescido, o que ele tem constatado nos plantões do Pronto Socorro Municipal. Michelângelo também se colocou a disposição, pois representa o Deputado Antônio Jorge no município, que hoje faz parte da comissão de Álcool e Drogas e prometeu interceder ao mesmo para que a entidade seja declarada de Utilidade Pública Estadual. "Vocês estão de parabéns, o trabalho de vocês é muito louvável e tem a presença de Deus com certeza" disse. 

Fernando Amaral, também exaltou o trabalho da igreja e se disse honrado em votar o projeto, pois vê o trabalho que vem sendo desempenhado. 

Fernando Pacheco, disse que o pastor Nelquiades tem se tornado um exemplo a ser seguido, pois vê a forma que tem conduzido a igreja que fica próximo ao Sine, onde o vereador trabalha. O vereador disse que visitou a comunidade e que viu um trabalho consistente, transformador e sem a participação do poder público. "Esse trabalho evangélico, é muito nobre e nós temos de dar todo o apoio, tudo que for feito, é para o engrandecimento do ser humano mas voltado para um engrandecimento maior, a parte espiritual, a parte com Deus que é o mais sublime de tudo".

O autor da proposta, vereador Vinicius Machado, contou sobre sua experiência com a Assembléia de Deus, em Sereno e no bairro Taquara Preta e disse que o que se percebe nas comunidades terapêuticas sérias, é o trabalho desenvolvido em prol de uma sociedade mais ordeira e também no acolhimento ao próximo. "Não adianta nada uma pessoa chegar a uma comunidade terapêutica, achando que Deus não existe, se não conseguir ver o olhar misericordioso de Deus, ela não vai a lugar nenhum. O trabalho das comunidades terapêuticas é diferenciado, primeiro porque as pessoas que estão lá, recebem um acolhimento que muitos não tem dentro de suas próprias famílias e segundo porque se quiserem e se aceitarem, são apresentadas a Deus " disse. 

Vinicius também falou do trabalho do Pastor Nelquiades e de todos os colaboradores e disse que percebe o quanto as pessoas estão preocupadas em buscar o resgate do ser humano e se comprometeu também a ajudar a comunidade a galgar reconhecimentos maiores no plano Estadual e Federal.

Na mesma linha, os vereadores Aritana e Geraldo Majella, demonstraram seu apoio ao projeto.

O projeto foi aprovado por unanimidade e ao fim, o presidente Antônio Batista Pereira (Antônio Beleza), também exaltou a importância do trabalho da comunidade e desejou exito no trabalho.

Projetos do Executivo

Em relação aos projetos do Executivo, o projeto que "Dispõe sobre cemitérios e serviços funerários no Município de Cataguases", teve pedido de vistas, do vereador Serafim Spindola,  por duas sessões e não foi votado e o veto do Executivo ao Projeto de Lei nº 06/2013, de Titoneli, que "autoriza a pagar o piso salarial a todos os professores e profissionais de ensino da rede municipal", foi retirado da pauta, pois como o vereador propositor do projeto original, José Augusto Guerreiro Titoneli, não estava presente, a Mesa Diretora com o apoio dos demais vereadores, resolveu retirar da pauta para ser votado na próxima sessão.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
05 - Domingo 06 - Segunda 07 - Terça 08 - Quarta 09 - Quinta 10 - Sexta 11 - Sábado
Farmacenter Drogaria Silveira - Calçadão Droganova Drogaria São Francisco N.Sra.Aparecida Brasil Sta. Tereza
N.Sra. Rosário Farmácia Cataguases II Farmanossa Farmácia Cataguases Campinho São Mateus Silveira II