terça-feira, 17 de março de 2015

Comitiva de Viçosa cumpre agenda pela segurança pública na capital mineira

Viçosa terá plantão na Civil, contingente e novas viaturas na PM e posto da Polícia Federal.

Reunião com o Superintendente da Polícia Federal
Uma comitiva formada pelo Prefeito Ângelo Chequer, o Deputado Estadual Roberto Andrade, a Presidente da Câmara Vereadora Marilange Pinto Coelho, o Vereador Alexandre Valente e o representante da Associação Comercial de Viçosa, Bruno Torres, cumpriram, na última sexta-feira (13), uma extensa agenda com diversas autoridades em Belo Horizonte, com o objetivo de obter recursos e estrutura afim de mitigar o problema da segurança pública em Viçosa.

Polícia Militar

Reunião com o Chefe de Estado Maior da PM
No primeiro momento a comitiva foi recebida pelo Chefe de Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Coronel Marco Antônio Bicalho, na Cidade Administrativa do Governo de Minas, em Belo Horizonte. O objetivo do encontro foi a busca de mais estrutura, melhores condições de trabalho, recursos e efetivo para a 10ª Companhia Independente da PMMG em Viçosa.

O Coronel disse que tem acompanhado a situação de Viçosa e se mostrou disposto a cooperar com o município. Na ocasião o Chefe de Estado Maior anunciou o envio de um reforço de 30 policiais para o efetivo da Companhia, duas novas viaturas 4x4 e três motocicletas para a implantação do segundo grupo do GepMor. Antes, os novos soldados passarão por um curso de formação em Ubá e, dentro de seis meses, devem começar a ser enviados para estagiar em Viçosa.

Defesa Social e Polícia Civil

Reunião com o Secretário de Estado de
Defesa Social
Ainda na Cidade Administrativa, a comitiva de Viçosa participou de uma reunião com o Secretário de Estado de Defesa Social, Sr. Bernardo Santana de Vasconcelos e o Chefe Adjunto da Polícia Civil de Minas Gerais, Dr. Marcos Silva Luciano. O grupo apresentou ao Secretário a situação de Viçosa e entregou um ofício solicitando instalação de uma Delegacia Regional da Polícia Civil na cidade, além de um maior número de Delegados e maior estrutura para a unidade.

O Secretário Vasconcelos explicou que, por impedimento legais, no momento não é possível elevar a 20ª Delegacia de Viçosa a uma unidade regional, mas, entendendo o perfil diferenciado da cidade universitária e o momento delicado que o município tem vivido com o aumento da violência e da criminalidade, ele solicitou ao Chefe Adjunto da Polícia Civil, Dr. Marcos Silva Luciano, o agendamento de uma visita a Viçosa para a realização de um estudo para a posterior implantação do plantão na Delegacia. Uma equipe virá a Viçosa nas próximas semanas para pontuar o que precisa ser modificado na unidade para a implantação do funcionamento em regine de 24 horas.

Vale destacar que atualmente as ocorrências policiais que são registradas em Viçosa das 18h às 7h do dia seguinte, são sempre encerradas na Delegacia de Ubá, que funciona em regime de plantão. Esse deslocamento durante a madrugada empenha várias equipes e viaturas da Polícia Militar de Viçosa, causando uma diminuição na equipe de plantão que poderia estar atendendo outras ocorrências na cidade.

Polícia Federal

Reunião com o Superintendente da
Polícia Federal
Fechando a série de compromissos na capital mineira, a comitiva de Viçosa, liderada pelo Prefeito Ângelo Chequer e pelo Deputado Estadual Roberto Andrade, participou de um encontro com o Superintendente da Polícia Federal no Estado de Minas Gerais, Dr. Sérgio Menezes, na sede regional da PF em Belo Horizonte. A reunião também contou com a presença do Sr. Belmiro Zamperlini, Diretor de Logística e Segurança da UFV, representando a Reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares.

Visando mitigar o problema da segurança pública em Viçosa, principalmente na área de inteligência investigava, a comitiva pleiteou a instalação da Polícia Federal no município. É importante salientar que a cidade possui uma Universidade Federal e representações da Justiça Federal e do Ministério Público Federal.

O Superintendente Menezes disse que irá analisar a possibilidade de criar um núcleo da PF no município, mas adiantou sobre a instalação imediata de um Posto Avançado de Atendimento da PF, que facilitará a retirada de passaportes e o atendimento a estrangeiros. A unidade será instalada em parceria com a UFV, que irá ceder o local e servidores para para o funcionamento do serviço.

Participaram desta última reunião, além dos membros da comitiva já citados, os Juízes Federais Dr. Rafael Torres e Dr. Evaldo Filho.

*Fonte Assessoria de Comunicação PMV
Fotos: Artur Vieira | Assessor de Imprensa

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila