quarta-feira, 18 de março de 2015

Deputados querem combate a guerra fiscal entre MG e RJ

Deputados reúnem com secretário de desenvolvimento econômico
O deputado viçosense, Roberto Andrade e mais três parlamentares membros da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da ALMG estiveram na Cidade Administrativa para participar de uma reunião com o secretário de Estado de desenvolvimento econômico de Minas Gerais, Altamir Rôso. Os deputados quiseram saber quais são as ações do Governo de Minas para o fomento da economia estadual e o combate à guerra fiscal entre Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Roberto Andrade disse que a Comissão da qual faz parte deve ser vista como a mais importante pelo governo, uma vez que, sem o crescimento econômico, a sociedade não gera impostos suficientes para o estado investir em educação, saúde, segurança e infraestrutura.

O parlamentar cobrou do Executivo ações efetivas para que a região tenha condições de minimizar os efeitos provocados pela guerra fiscal entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, principalmente na questão do ICMS. Enquanto em Minas cobra-se uma alíquota de 18% sobre a circulação de mercadorias e serviços, no Rio é de apenas 2% para alguns setores, o que torna a Zona da Mata menos competitiva.

O deputado também destacou os entraves gerados pela legislação ambiental. Segundo Roberto Andrade, as leis devem ser criadas para preservar o meio ambiente, e não para servir exclusivamente como fonte de renda para o estado. Atualmente, as leis ambientais têm desestimulados os investimentos em Minas Gerais.

O secretário Altamir Rôso concordou com os argumentos expostos pelos deputados e se comprometeu a fazer um amplo estudo para conhecer melhor as vocações de cada região de Minas Gerais. Para Altamir, o estado carece de amplos investimentos em logística, como criação de rodovias e ferrovias que interligarão as diversas regiões mineiras. Também é necessário rever a carga tributária praticada pelo governo. “Prefiro ter uma indústria pagando apenas 2% de ICMS a cobrar 18% e ver os investimentos indo para outros estados”, afirmou.

Também participaram do encontro os deputados Antônio Carlos Arantes, Felipe Attiê e Fábio Avelar.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
21 Domingo
22 Segunda
23 Terça
24 Quarta
25 Quinta
26 Sexta
27 Sábado
Atlas Sta Rita Dose certa Inova Econômica III Droga Minas Coimbra
Vasconcelos Saúde e Vida Drogasil Droga Farma Farmanossa Pague Menos Aeropharma