-->

domingo, 29 de março de 2015

Grupo realiza cortejo no centro de Cataguases em comemoração ao Dia Nacional do Circo e Dia Mundial do Teatro

O grupo Toca Teatro & Outras Coisas Artísticas, realizou na tarde desta sexta-feira (27), um cortejo em comemoração ao Dia Nacional do Circo e Dia Mundial do Teatro. Ambos são comemorados no dia 27 de março.

A concentração aconteceu na Praça Chácara Dona Catarina a partir das 16 horas para em seguida, iniciar a caminhada com os personagens circenses que cantaram e se apresentaram pelas ruas de Cataguases, com palhaços, engolidora de fogo, mágicos, malabaristas entre outros. 

O cortejo subiu o calçadão acompanhado por populares e curiosos, fazendo a festa da criançada por onde passavam, para terminar na Praça Rui Barbosa onde foi realizada uma homenagem a todos os artistas circenses e das artes cênicas.

Dia Nacional do Circo

O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos.

A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Engajado com os movimentos artísticos e culturais, era sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.

A história do circo no Brasil começa no século XIX, com famílias e companhias vindas da Europa, onde agruparam-se em guetos e manifestavam sentimentos diversos através de interpretações teatrais onde não demonstravam apenas interesses individuais e sim despertavam consciência mútua.

No Brasil, mesmo antes do circo de Astley, já havia os ciganos que vieram da Europa, onde eram perseguidos. Sempre houve ligação dos ciganos com o circo. Entre suas especialidades incluíam-se a domadores de ursos, o ilusionismo e as exibições com cavalos. Eles viajavam de cidade em cidade, e adaptavam seus espetáculos ao gosto da população local. Números que não faziam sucesso na cidade eram tirados do programa.
Fonte: Wikipedia

Dia Mundial do Teatro

O dia mundial do teatro foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.

O marco principal do surgimento do teatro foi a reunião de um grupo de pessoas em uma pedreira, que se reuniram nas proximidades de uma fogueira para se aquecer do frio.

A fogueira fazia refletir a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras. Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a ideia de personagens fracos, fortes, oprimidos, opressores e até de Deus e do diabo, segundo conta Margarida Saraiva, da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Portugal.

A representação existe desde os tempos primitivos, quando os homens imitavam os animais para contar aos outros como eles eram e o que faziam, se eram bravos, se atacavam, ou seja, era a necessidade de comunicação entre os homens.
Fonte: www.brasilescola.com



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
24 - Domingo 25 - Segunda 26 - Terça 27 - Quarta 28 - Quinta 29 - Sexta 30 - Sábado
Sta Tereza Econômica II Atlas Sta Rita Dose Certa Inova Econômica III
Silveira II Silveira (vila) Vasconcelos Saúde e vida Drogasil Droga Farma Silveira II