segunda-feira, 30 de março de 2015

Participantes de consulta pública aprovam a criação de 2 novas Unidades de Conservação em Muriaé

Os cidadãos que participaram de uma Consulta Pública, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Muriaé, aprovaram a criação de duas novas Unidades de Conservação (UC) por unanimidade.

A reunião aconteceu no último fim de semana no Centro Administrativo e contou com a presença de representantes de diversos conselhos e instituições do município. 

Com a aprovação, as propostas de registro das duas novas UC, serão encaminhadas ao setor de Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Florestas, em Belo Horizonte, para análise. 

A secretária de Meio Ambiente de Muriaé, Juliana Guarino, torce pela aprovação dos registros. “Com a medida, nosso município terá maior pontuação nos critérios de ICMS Ecológico, o que ampliará consideravelmente o valor dos investimentos destinados à preservação ambiental, Além disso, será um importante incentivo para a manutenção e criação de novas áreas destinadas à conservação da biodiversidade” disse.

Unidades de Conservação:

O governo brasileiro protege as áreas naturais por meio de Unidades de Conservação (UC) - estratégia extremamente eficaz para a manutenção dos recursos naturais em longo prazo.

Para atingir esse objetivo de forma efetiva e eficiente, foi instituído o Sistema Nacional de Conservação da Natureza (SNUC), com a promulgação da Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. A Lei do SNUC representou grandes avanços à criação e gestão das UC nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal), pois ele possibilita uma visão de conjunto das áreas naturais a serem preservadas. Além disso, estabeleceu mecanismos que regulamentam a participação da sociedade na gestão das UC, potencializando a relação entre o Estado, os cidadãos e o meio ambiente.

*Com informações e fotos do Site do Silvan Alves

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila