sábado, 14 de março de 2015

Reunião define detalhes da implantação do primeiro corredor ecológico do Estado

O Comitê Gestor do Corredor Ecológico Sossego-Caratinga realiza entre os dias 17 e 18 de março, cidade de Simonésia, a primeira reunião para definir como se dará a execução do projeto do Corredor Ecológico Sossego-Caratinga, primeiro do estado. Estarão reunidos representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), prefeituras e organizações da região para elaborar o regimento interno e o plano de ação do Comitê Gestor.

O objetivo principal do projeto é promover a conexão de áreas de Mata Atlântica da região tendo como eixo de ligação as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Mata do Sossego, em Simonésia, e Feliciano Miguel Abdala, em Caratinga, explica o gerente de criação de Áreas Protegidas do IEF, Paulo Fernandes Scheid.

Para tal, o projeto prevê ações em uma área de 66.424,5607 hectares que está inserida em sete municípios: Caratinga, Simonésia, Manhuaçu, Ipanema, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas e Piedade de Caratinga. O principal objetivo do projeto é priorizar e unificar investimentos e esforços para a conservação e recuperação dessas áreas.

O projeto Corredor Ecológico Sossego-Caratinga foi criado em 2014 fruto de uma parceria entre o IEF e a Fundação Biodiversitas. A região está inserida no bioma Mata Atlântica e abriga rica biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas, em especial o muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxantus), considerado criticamente ameaçada de extinção.

O IEF, coordenador do Comitê, busca conservar e recuperar áreas de Mata Atlântica que estão segmentadas e/ou de responsabilidade das diversas instâncias municipais, estaduais e federais criando acordos de preservação entre os responsáveis e em alguns casos a criação de um espaço verde que interligue as áreas e favoreça a proteção ambiental local. Há proposta da criação de outros corredores em todo o estado. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
19 Domingo
20 Segunda
21 Terça
22 Quarta
23 Quinta
24 Sexta
25 Sábado
Sta. Rita Dose certa Inova Econômica III Droga Minas Coimbra Econômica
Saúde e Vida Drogasil Droga Farma N. Sra. Rosário Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila