sábado, 7 de março de 2015

Secretaria de Saúde de Cataguases inicia treinamento nos PSFs para agilizar marcação de consultas e melhorar controle através de software

Foi realizada na Secretaria Municipal de Educação de Cataguases, nesta quinta-feira (5), uma reunião com todos os enfermeiros responsáveis pelos PSFs, bem como o responsável pelo setor de informática da secretaria, um representante da empresa Vivver Sistemas, de Belo Horizonte, responsável pelo software de Gestão utilizado pela secretaria, a Coordenadora Executiva, Bernadete Garcia e o Secretário de Saúde, Geraldo Antonucci, com o objetivo de integrar os postos de saúde e ampliar a utilização do sistema que chegará inclusive à marcação de consultas com especialistas, diretamente nos postos de cada bairro, o que poderá diminuir o tempo de espera consideravelmente, além de facilitar estatísticas e o processo de planejamento, monitoração e avaliação dos indicadores de saúde do município.

Esta primeira reunião, foi para apresentar as funcionalidades do software que já está implantado desde a última gestão, mas que não estava sendo utilizado em sua totalidade, visando a correta utilização para agilizar os processos. O objetivo, será iniciar a marcação de consultas, diretamente nos PSFs em no máximo 2 semanas de forma gradual, iniciando com um numero reduzido de marcações até chegar a 100% diretamente nos postos. 

Na próxima semana, um treinamento será oferecido a todos os responsáveis pela alimentação do sistema.

Conforme falou a Coordenadora Executiva, Bernadete Garcia, a reportagem do Site Mídia Mineira com exclusividade, o sistema que está implantado na Secretaria de Saúde, é muito completo onde o gestor consegue ter todo o controle da Secretaria de Saúde, porém, nunca funcionou em sua totalidade. "Logo que a gente entrou aqui, a gente percebeu, que existe uma falha em vários controles, de coisas que precisariam estar anotando e até faturando. Então, a gente percebeu isso e chamou a empresa para estar incrementando isso. O que a gente quer é colocar o sistema funcionando na sua totalidade, pois na hora em que estiver funcionando, a gente vai ter condições de saber quantos pacientes foram para outras cidade para consultar, se foram para fazer algum procedimento, quantos a gente encaminhou para cirurgia, quantas foram feitas aqui, de vista, de mão, pé, quantos exames etc... E tudo o que a gente produz, que gere recurso para a Secretaria, a gente vai ter como buscar esse recurso, hoje a gente não busca. Um exemplo, é o nosso TFD que teria de gerar recurso, mas não gera, porque não existe essa produção, então é isso que a gente está buscando. Com certeza, com isso a gente vai melhorar o atendimento para as pessoas também, vai ter agilidade e a gente vai ter como estar ofertando mais serviços, porque se vai ter mais recursos, nós vamos buscar mais serviços também. Então, o objetivo e esse ai, ver se a gente consegue fazer a saúde funcionar como ela tem de funcionar"


Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila