quinta-feira, 12 de março de 2015

VÍDEO: Mãe de criança com autismo, comparece na sessão da Câmara para pedir providências na educação em Cataguases

A mãe Januária Condé Prata, que tem 3 filhos matriculados na Escola Municipal Flávia Dutra, na Vila Tereza, ocupou a tribuna da Câmara na noite desta terça-feira (10), para denunciar o fechamento de turmas naquela escola.

Ela que é mãe de uma criança autista, disse que desde o ano passado, a escola vem enfrentando fechamentos de turmas e que no início deste ano letivo, três turmas forma fechadas. Segundo contou, já fez a denuncia ao Ministério Público, mas solicitou aos vereadores que fossem visitar a escola para ver a real situação, pois, segundo ela, está com quadro de funcionários reduzidos, bebedouros sem refrigeração e salas de aula superlotadas, impossibilitando uma educação de qualidade.

Em sua fala, a mãe citou o ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, para lembrar os direitos básicos de educação, esporte e lazer das crianças e dos adolescentes. Também citou a Lei nº 12.764/2012 (Lei Berenice Piana), que Instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, para lembrar que a pessoa com Autismo, é considerada deficiente e que existe uma resolução da Secretaria de Educação, onde diz que com a existência de alunos com necessidades especiais comprovadas por laudo médico, a turma poderia ser reduzida em até 20% do total de matrículas, o que não está ocorrendo. 

O vereador José Augusto Titoneli, se solidarizou com a Sra. Januária e disse que está acompanhando o caso. Da mesma forma, o vereador Fernando Amaral, concordou com a fala da mãe: "Nós temos de lutar porque isso não pode ficar acontecendo em nossa cidade" disse.

Já o vereador Walmir linhares, defendeu a Secretária de Educação, dizendo que está acompanhando o caso de perto e que esteve reunido com a mesma, juntamente com o secretário da pasta e que ela teria dito que não houve um fechamento das turmas e que o número exato ainda não estaria concluído, mas essa informação foi contestada pelas professoras Michaela Graciolli e Adriana Machado, que disseram que as turmas já estariam fechadas, então, o vereador disse que iria voltar a conversar com a Secretária e que se não conseguir êxito, tentará junto ao prefeito Cesinha Samor. 

O vereador Serafim Spíndola, lembrou que todo o ano, as reclamações permanecem e que deveria ter um projeto para resolver isso. Também o vereador Luiz Carlos, o Russo, disse que seria necessário convocar a Secretária Municipal de Educação, Luciana Barbosa, para ir a Câmara e o vereador Serafim, reiterou que já existe esse pedido do vereador Walmir Linhares, há muito tempo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
19 - Domingo 20 - Segunda 21 - Terça 22 - Quarta 23 - Quinta 24 - Sexta 25 - Sábado
Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida
Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho