terça-feira, 7 de abril de 2015

Comitê das Bacias dos Rios Pomba e Muriaé se reune nesta quarta-feira em Muriaé

Acontecerá nesta quarta-feira (8), a partir das 10 horas, no Grande Hotel Muriahé, em Muriaé, a 1ª Reunião Ordinária de 2015 do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Pomba e Muriaé (COMPÉ).

Está previsto a assinatura do PSA Hídrico (Programa de Pagamento por Serviços Ambientais com foco em recursos hídricos) dos municípios de Rio Pomba, Muriaé e São Sebastião da Vargem Alegre, além de deliberações sobre tarifação e a destinação dos recursos de cobrança pelo uso da água para ações emergenciais no período de estiagem.


Durante o evento, haverá palestras com Danilo Vieira Junior (ex-secretário adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e ex-presidente do Ceivap no último biênio) sobre os "Aspectos Relevantes da Crise Hídrica – Desafios e Oportunidades".

Também está prevista, a entrega para análise dos Planos Municipais de Saneamento de 20 municípios da Zona da Mata, inclusive o de Cataguases.

Sobre o COMPÉ

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Pomba e Muriaé foi criado em 2006 pelo Decreto nº 44.290 de 03/05/2006 e possui 32 conselheiros, dentre titulares e suplentes e tem como finalidade, a promoção no âmbito da gestão de recursos hídricos, a viabilização técnica e econômico-financeira de programas de investimento e consolidação de políticas de estruturação urbana e regional, visando o desenvolvimento sustentável da referida Bacia.

O COMPE está situado hoje, na Avenida Melo Viana, 141, bairro Granjaria em Cataguases.

Bacia Hidrográfica

A Bacia Hidrográfica dos Rios Pomba e Muriaé situa-se na mesorregião da Zona da Mata, abrangendo um total de 68 sedes municipais e apresentando área de drenagem de 13.552 km². A bacia possui uma população estimada de 776.608 habitantes. O clima na bacia é considerado semi-úmido, com período seco durando entre quatro e cinco meses por ano, situando-se a disponibilidade hídrica entre 10 e 20 litros por segundo por quilômetro quadrado.

Municípios que compõem a bacia:

Além Paraíba, Antônio Carlos, Antônio Prado de Minas, Aracitaba, Argirita, Astolfo Dutra, Barão do Monte Alto, Barbacena, Bicas, Carangola, Cataguases, Chácara, Coronel Pacheco, Descoberto, Desterro do Melo, Divinésia, Divino, Dona Euzébia, Ervália, Espera Feliz, Estrela Dalva, Eugenópolis, Faria Lemos, Fervedouro, Goiana, Guarani, Guidoval, Guiricema, Itamarati de Minas, Laranjal, Leopoldina, Dores do Turvo, Mercês, Miradouro, Mirai, Muriaé, Oliveira Fortes, Orizânia,  Paiva, Palma, Patrocínio do Muriaé, Pedra Dourada, Piau, Pirapetinga,  Piraúba, Recreio, Rio Novo, Rio Pomba, Rochedo de Minas, Rodeiro, Rosário da Limeira, Santa Bárbara do Tugúrio, Santana de Cataguases, Santo Antônio do Aventureiro, Santos Dumont, São Francisco do Glória, São Geraldo, São João Nepomuceno, São Sebastião da Vargem Alegre, Senador Cortes, Silveirânia, Tabuleiro, Tocantins, Tombos, Ubá, Vieiras, Visconde do Rio Branco e Volta Grande.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila