terça-feira, 21 de abril de 2015

Fernando Pimentel entrega Medalha da Inconfidência em Ouro Preto

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, preside, nesta terça-feira (21/4), às 10h, em Ouro Preto/MG, a 64ª solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência. A comenda – a maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais – será entregue a 141 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, será agraciado com o Grande Colar da Inconfidência. 

Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Entre os homenageados deste ano estão médicos, professores, advogados, atletas, professores, empresários, artesãos, ministros e secretários de Estado, parlamentares, integrantes do Judiciário e do Ministério Público. 

Cerimônia

Mantendo a tradição do dia 21 de abril, o governador Fernando Pimentel baixou decreto transferindo simbolicamente a capital de Minas Gerais para Ouro Preto. A cidade foi a capital mineira entre 1823, quando o Estado ainda era uma província, até 1897. 

O músico Pereira da Viola vai apresentar durante a cerimônia o Hino Nacional. Após o prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho, abrir a solenidade, será realizada homenagem à Tiradentes, com a colocação de uma coroa de flores por Pimentel junto do monumento ao mártir da Inconfidência. Com a chegada do Fogo Simbólico à Praça Tiradentes pelos Cavaleiros da Inconfidência, a pira da liberdade será acendida por oficial da Polícia Militar de Minas Gerais, seguida de salva de 21 tiros. 

Antecedendo o início da cerimônia, haverá apresentação da Banda Rosário e a chegada da Guarda de Honra à Praça Tiradentes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila