terça-feira, 21 de abril de 2015

Fernando Pimentel entrega Medalha da Inconfidência em Ouro Preto

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, preside, nesta terça-feira (21/4), às 10h, em Ouro Preto/MG, a 64ª solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência. A comenda – a maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais – será entregue a 141 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, será agraciado com o Grande Colar da Inconfidência. 

Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Entre os homenageados deste ano estão médicos, professores, advogados, atletas, professores, empresários, artesãos, ministros e secretários de Estado, parlamentares, integrantes do Judiciário e do Ministério Público. 

Cerimônia

Mantendo a tradição do dia 21 de abril, o governador Fernando Pimentel baixou decreto transferindo simbolicamente a capital de Minas Gerais para Ouro Preto. A cidade foi a capital mineira entre 1823, quando o Estado ainda era uma província, até 1897. 

O músico Pereira da Viola vai apresentar durante a cerimônia o Hino Nacional. Após o prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho, abrir a solenidade, será realizada homenagem à Tiradentes, com a colocação de uma coroa de flores por Pimentel junto do monumento ao mártir da Inconfidência. Com a chegada do Fogo Simbólico à Praça Tiradentes pelos Cavaleiros da Inconfidência, a pira da liberdade será acendida por oficial da Polícia Militar de Minas Gerais, seguida de salva de 21 tiros. 

Antecedendo o início da cerimônia, haverá apresentação da Banda Rosário e a chegada da Guarda de Honra à Praça Tiradentes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
19 - Domingo 20 - Segunda 21 - Terça 22 - Quarta 23 - Quinta 24 - Sexta 25 - Sábado
Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida
Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho