segunda-feira, 27 de abril de 2015

Município de Cataguases inicia implantação de fossas sépticas em Santa Maria no distrito da Glória

Anésio Fernandes (Neco) (Servidor da Secretaria Municipal de Assistência Social), José de Alencar
Pinto Farage (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente), Amarildo Lopes (Técnico Agrícola) e
Ricardo Matias de Souza (Engenheiro Agronomo). Foto: Jornal Cataguases
 
Começará nesta terça-feira (28), a instalação de 76 fossas sépticas na comunidade de Santa Maria, no distrito da Glória de Cataguases.

O projeto, idealizado por Anésio Fernandes de Oliveira (Neco), foi lançado e apresentado para a comunidade no dia 2 de janeiro deste ano no salão do Clube Social da Glória e é uma parceria entre a Prefeitura de Cataguases por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e Assistência Social, Emater e a Fundação Banco do Brasil que liberou R$ 150 mil para custear o programa que beneficiará 320 pessoas diretamente e cerca de 2500 pessoas indiretamente, além de melhorar as condições de ribeirões e cachoeiras da região.

O sistema consiste em três caixas d'água de 1000 litros interligadas por tubulação de 100mm onde as duas primeiras funcionam como fossas sépticas e a terceira como filtro anaeróbico. O conjunto promove a digestão do esgoto doméstico coletado que, após tratamento, será lançado diretamente no curso d'água minimizando os impactos ambientais e, consequentemente, a melhoria da qualidade das águas que passam pela cachoeira da Glória.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a Emater e a Secretaria Municipal de Assistência Social, elaboraram um documento que foi repassado aos moradores para realização de um pré-cadastramento dos pontos a serem contemplados com o kit fossa séptica/filtro anaeróbico.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José de Alencar Pinto Farage, o sistema fossa/filtro é uma excelente alternativa de saneamento básico na zona rural. "Diversas são as vantagens do sistema, mas a que mais se destaca é o aumento da qualidade das águas, contribuindo para a despoluição do córrego Santa Maria no distrito da Glória, um afluente do Ribeirão Meia pataca" disse Alencar.

Além da supervisão do secretário José de Alencar, a elaboração do sistema contou com a colaboração dos servidores, o engenheiro agrônomo Ricardo Matias de Souza e o Técnico Agrícola, Amarildo Lopes.

*Com informações e foto do Jornal Cataguases

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila