terça-feira, 28 de abril de 2015

VLI promove simulação de acidente com trem em Cataguases

Nesta quarta-feira (29), a VLI, empresa que controla a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), realizará um simulado de abalroamento na passagem de nível ao lado da Estação Ferroviária de Cataguases. A ação preventiva, que conta com o apoio da prefeitura da cidade, da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), tem como objetivo reforçar dicas de segurança relativas à travessia sobre trilhos.

O simulado busca conscientizar sobre a importância de manter uma convivência harmônica entre ferrovia e comunidades, esclarecendo, por exemplo, que um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar completamente após o acionamento dos freios de emergência. Por isso, ao notar a aproximação da composição, motoristas e pedestres nunca devem se arriscar. Os maquinistas da empresa são treinados para acionarem buzinas e faróis das locomotivas ao trafegarem em trechos urbanos.

O artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que os trens têm preferência de passagem sobre os demais veículos. A legislação também prevê que o condutor que não para antes de transpor a linha férrea comete infração gravíssima e pode ser multado, além de perder sete pontos na carteira (artigo 212).

A VLI realizou mais de quinze campanhas de conscientização durante 2014 em Cataguases. Além disso, a empresa tem investido constantemente em ações que visam reforçar a segurança ao longo das vias. Entre as medidas adotadas está o reforço das sinalizações em passagens de nível.

Simulado de abalroamento

Data: 29/04 (quarta-feira)
Horário: 13h30
Local: Passagem de nível ao lado da Estação Ferroviária de Cataguases ("PN do Retorno")

Fonte: Assessoria de Comunicação da VLI

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila