quarta-feira, 13 de maio de 2015

Circo SESI leva intervenção artística a sete cidades da Zona da Mata

Projeto do SESI/FIEMG une circo, teatro e música durante as apresentações e passará por Conselheiro Lafaiete, Juiz de Fora, São João Nepomuceno, Ubá, Miraí, Muriaé e Cataguases com entrada gratuita.



Fotos: Netum Lima



Depois de rodar mais de 38.000 quilômetros pelo interior de Minas Gerais com diversas intervenções, o Circo SESI chega ao seu terceiro ano de atuação e marca presença mais uma vez na Zona da Mata mineira. De 18 à 22 de maio (confira a agenda abaixo) as montagens Indústria e Mercado de Trabalho e SST – Segurança de Saúde no Trabalho serão apresentadas nas cidades de Conselheiro Lafaiete, Juiz de Fora, São João Nepomuceno, Ubá, Miraí, Muriaé e Cataguases. Unindo circo, teatro e música, as intervenções são realizadas em praças públicas e chamam a atenção para a importância da qualificação profissional, as possibilidades do mercado de trabalho e a saúde e segurança do trabalhador. A entrada gratuita.

Indústria e Mercado de Trabalho

Com muito humor e trilha musical marcante, os espectadores são convidados a viajar por uma atmosfera onírica que mistura circo, teatro e música. Na história, dois irmãos buscam uma solução para a difícil situação econômica da família e lutam para transformar em realidade o sonho do sucesso profissional.

O espetáculo levanta a questão apontada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em pesquisa no ano passado, a falta de qualificação profissional afeta 65% das indústrias brasileiras. O estudo revela ainda que o problema apresenta maior impacto para as empresas de grande e médio porte. Pensando nessa demanda, o SESI/FIEMG desenvolveu a peça com o objetivo de promover o trabalho industrial e levar entretenimento e cultura a diversas cidades de Minas Gerais.

No palco, o elenco canta ainda sobre as mais de vinte opções de cursos profissionalizantes disponibilizados pelo Programa Educação Básica SESI articulado com a Educação Profissional SENAI – EBEP. Com boa remuneração e possibilidade de crescimento, os cursos representam uma alternativa ao curso superior e abrem as portas do mercado de trabalho ao jovem. Entre os cursos ofertados estão: Técnico em Panificação, Manutenção Automotiva, Mecânica, Eletrônica, Administração, Mecatrônica, Eletromecânica, Alimentos, Calçados, Informática, Logística, Agrimensura, Segurança do Trabalho, Edificações, Eletrotécnico, Mineração, Vestuário Técnico em Móveis, Química, Biotecnologia, Eletrotécnica, Comunicação Visual, Eletroeletrônica, Eletrônica, Fabricação Mecânica, Meio Ambiente, Automação Industrial e Metalurgia.

SST – Segurança e Saúde no Trabalho

Dedicada aos industriários, a intervenção aborda tópicos fundamentais à saúde e segurança de todo trabalhador, como boa alimentação, prática de exercícios físicos, importância dos processos de segurança, a utilização correta dos EPI’s (equipamentos de proteção individual) e comportamento adequado no ambiente de trabalho.

Utilizando-se do circo, teatro e música, os atores levantam ainda a importância do setor industrial para a sociedade e os vários trabalhadores envolvidos no processo.

Circo SESI

Em seu terceiro ano de atuação, o Circo SESI, idealizado pelo SESI/FIEMG, já contemplou mais de 90 mil pessoas, com a realização de 495 intervenções e 44 espetáculos circenses em mais de 100 municípios mineiros. Projeto cultural de cunho socioeducativo, o Circo SESI já foi apresentado em mais de 180 espaços, entre escolas, teatros, indústrias, praças e demais espaços públicos por toda Minas Gerais, sempre de forma gratuita.

Além do Grande Espetáculo, o projeto circula, paralelamente, com três intervenções, Indústria e Mercado de Trabalho, SST (Segurança e Saúde no Trabalho) e Escola Móvel. Em todas as suas ações a linguagem circense, o teatro e a música, são caminhos para entreter e informar de forma lúdica e divertida conceitos relacionados à saúde, segurança, valorização da indústria e capacitação profissional.

Confira a agenda das intervenções em cada cidade:

Conselheiro Lafaiete - MG | Segunda-feira 18/05
Intervenção: SST – Segurança e saúde no trabalho
Local: Praça do Cristo
Horário: 09h
Entrada Franca

Intervenção: Indústria e Mercado de Trabalho
Local: Praça do Cristo
Horário: 19h
Entrada Franca

Ubá - MG | Terça-feira 19/05
Intervenção: Indústria e Mercado de Trabalho
Local: Praça São Januário
Horário: 19h
Entrada Franca

Juiz de Fora - MG | Quarta-feira 20/05 e Quinta-feira 21/05
Quarta-feira 20/05
Intervenção: SST – Segurança e saúde no trabalho
Local: Praça Antônio Carlos
Horário: 18h
Entrada Franca

Quinta-feira 21/05
Intervenção: Indústria e Mercado de Trabalho
Local: Praça Antônio Carlos
Horário: 19h
Entrada Franca

Miraí - MG | Quarta-feira 20/05
Intervenção: Indústria e Mercado de Trabalho
Local: Praça Dr. Miguel Pereira
Horário: 18h30
Entrada Franca

Cataguases - MG | Quinta-feira 21/05
Intervenção: Indústria e Mercado de Trabalho
Local: Praça Dona Catarina
Horário: 19h
Entrada Franca

Muriaé - MG | Sexta-feira 22/05
Intervenção: SST – Segurança e saúde no trabalho
Local: Teatro Belmirta Villas Boas
Horário: 19h30
Entrada Franca

São João Nepomuceno - MG | Sexta-feira 22/05
Intervenção: SST – Segurança e saúde no trabalho
Local: Praça da rodoviária
Horário: 18h
Entrada Franca

Mais informações no site: Projeto Circo SESI: www.circosesi.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação SESI/FIEMG

Farmácias de Plantão em Cataguases
04 Domingo
05 Segunda
06 Terça
07 Quarta
08 Quinta
09 Sexta
10 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza
N. Sra Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II