quarta-feira, 20 de maio de 2015

Secretaria de Cultura de Cataguases prorroga execução dos projetos da Lei Ascânio Lopes para 2016

Dos 25 projetos contemplados em 2014, pela Lei nº 3.746/2009, de incentivo a Cultura em Cataguases (Ascânio Lopes), com execução prevista para este ano, apenas 9 serão pagos pelo Município em 2015, ficando os outros 16, para o ano que vem. O anuncio foi dado em nota oficial da Secretaria de Cultura em uma rede social nesta quarta-feira (20).

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, José Ricardo Martins Junqueira (Zeca Junqueira), recebeu o Site Mídia Mineira, na tarde desta quarta-feira, com exclusividade, para conversar sobre o assunto e disse que, conforme a nota, o motivo para o adiamento do pagamento dos 16 projetos, é a falta de recurso financeiro que passa a atual gestão. A nota começa dizendo que "devido aos ajustes financeiros que vem sendo obrigada a fazer para sanear suas contas, a Prefeitura de Cataguases prorrogou para 2016 a execução de 16 projetos".

Zeca disse que a decisão foi tomada em reunião com a Comissão Municipal de Incentivo a Cultura (CMIC) e 12 representantes dos 16 projetos contemplados, sendo aprovada por unanimidade pelos presentes conforme cópia das atas abaixo. Indagado se isso significa que este ano não haverá edital para novos projetos, o secretário respondeu que não pode afirmar nada neste momento, que ainda é prematuro e que irá conversar sobre este assunto com a comissão e demais interessados.

O secretário disse que o Próprio Ministério da Cultura está prorrogando os pagamentos da Lei Rouanet e que embora tenha sido colocado o valor no orçamento deste ano, simplesmente a prefeitura não tem os recursos disponíveis. Perguntado se o carnaval teria contribuído para a falta de recursos, o secretário disse que não, porque no ano passado, houve o carnaval e 24 projetos foram aprovados e cumpridos dentro da Lei Ascânio Lopes. Ele atribui a situação ao contexto atual que não está favorável. "É uma decisão difícil pra a prefeitura e para o prefeito, para a secretaria é ruim, para a prefeitura é ruim mas no momento foi a decisão que nos cabia tomar" disse.

Ele também fez questão de frisar que a secretaria não está cancelando nada, apenas prorrogando, que não está satisfeito com isso e que a lei será cumprida.

Os projetos que ficaram para o ano que vem são:
  1. Concurso de Beleza negra de Cataguases - Paula de Moura Ferreira;
  2. Memória Oral das Mulheres Rurais de Cataguases - Rita de Cássia Mendes Cabral;
  3. O jogo da verdade - Elizete Silva Augusto;
  4. Oficina Cantando e Dançando para o Resgate da Cultura Afro - Lúcia Helena Diogo Dias;
  5. Banda Fanfarra - João Dioni Sarquer Augusto;
  6. Publicação da 2º edição do livro Poetas da Liberdade - Alan Neves ladeira;
  7. Escultura In Loco - Emerson Martins Morais;
  8. Gravação do disco autoral denominado Cataguases do músico Tiago Viana - Tiago Gonçalves dos Santos;
  9. O Canto do Sabiá - Cristiano Daniel abritta;
  10. Arte em Ponto - Um olhar sobre Cataguases 2º edição - Helena Fernandes Amorim;
  11. 1º Cavalgada e Concurso de Marcha de Vista Alegre - José Antônio Souza Coelho;
  12. O prícipe Livrepássaro e o Reino dos Botões - Roberta Rodrigues Araújo;
  13. Festa Caipira de Cataguarino - Reinor Teixeira de Barros;
  14. Música Solidária - Alethea de Sousa Sarmento;
  15. Gravação do disco autoral: Akhenaton Banda Stone Age - Matheus Campista Borges de Carvalho;
  16. Bandanimada em: O Mercador de Melodias - Marcos Alves Ribeiro Filho

Confira abaixo a nota oficial da Secretaria Municipal de Cultura e cópia da Ata da reunião:
"Devido aos ajustes financeiros que vem sendo obrigada a fazer para sanear suas contas, a Prefeitura de Cataguases prorrogou para 2016 a execução de 16 projetos dos 25 aprovados na Lei Ascânio Lopes para execução neste ano de 2015.
A decisão teve o respaldo e a aprovação da Comissão Municipal de Incentivo a Cultura (CMIC), que é responsável pela seleção dos projetos inscritos em edital e pelo direcionamento dos recursos para patrocínio dos mesmos.
Os outros nove projetos, que já receberam a primeira parcela, portanto, já foram iniciados, terão o patrocínio recebido integralmente neste ano.
No dia 18 de maio, a Secretaria de Cultura e Turismo convidou os proponentes dos projetos prorrogados, dos quais 12 compareceram, para serem informados sobre a decisão.
Os registros foram feitos em ata e lista de presença, ora divulgadas."




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila