domingo, 21 de junho de 2015

Cataguases comemora centenário da Ponte Metálica Astolfo Dutra Nicácio

Na manhã deste sábado, 20 de junho, a Prefeitura de Cataguases promoveu uma serie de eventos comemorativos pelos 100 anos da Ponte Astolfo Dutra Nicásio, popular e carinhosamente conhecida por “Ponte Velha”, cartão postal da cidade. A festividade teve início nas escadarias do Paço Municipal, com o encerramento da exposição de poesias, desenhos e colagens feitas por alunos das escolas municipais, tendo como tema a ponte centenária. Diretoras das escolas participantes da mostra foram congratuladas pelo prefeito Cesinha Samor, juntamente com o deputado federal Wadson Ribeiro (PCdoB) e com os secretários municipais Zeca Junqueira (Cultura e Turismo) e Luciana Moreira (Educação). O evento foi abrilhantado pela apresentação do Coral Encantando, patrocinado pelo Sicoob Coopemata, muito aplaudido pelos presentes.

Em seguida, aconteceu na Livraria Aluados, o lançamento do livro “Centenário da Ponte Velha”, do escritor e jornalista Washington Magalhães, para depois, todos se deslocarem para a “boca da ponte”, próximo ao estacionamento da Casa Mattos, onde aconteceu a execução do Hino Nacional, na voz de Flávia de Paula e no violão, Maria do Carmo Oliveira Souza, a Cacati, integrantes do Proler de Cataguases.

O escritor e jornalista Whashington Magalhães
lançou seu livro "Centenário da Ponte Velha"
Na ocasião, o gerente regional dos Correios da Zona da Mata, José Luciano Borges, o coordenador de vendas regional, Sérgio Nogueira Guimarães, a assistente comercial regional Cláudia Gomes e a gerente da agência dos Correios em Cataguases, Adriana Alves Santos, fizeram também o lançamento do selo e o carimbo comemorativo para a data. O Prefeito Cesinha Samor, o Deputado Wadson Ribeiro, e o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira, tiveram o privilégio de descerrar a placa e desatar a fita inaugural, liberando o acesso à velha Ponte Metálica, agora nova, enfeitada para a sua festa, com direito a um belo bolo comemorativo.

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira, falou de seu contentamento ao ver que a gestão municipal caminha para o resgate e a preservação do patrimônio histórico de Cataguases. Zeca frisou que, embora carioca, sempre carregou Cataguases nas lembranças de infância e adolescência. “Finalmente, pude voltar a Cataguases, e, se eu puder fazer um pedido à ‘Ponte Velha’ eu pediria que ela não deixasse mais eu ir embora daqui", afirmou, bastante emocionado.

Em seu discurso, o prefeito Cesinha Samor, fez breve relato sobre a história da Ponte Metálica, destacando que "além do seu valor cultural, simboliza, nesse momento, o afeto que temos pela cidade onde nascemos e na qual vamos fazendo amorosamente nossa travessia pela vida". Visivelmente emocionado, Cesinha falou de sua alegria em poder ser o chefe do executivo numa data tão importante para a população de Cataguases.

Com a palavra, o deputado federal Wadson Ribeiro destacou a data histórica e a importância da Ponte Metálica como símbolo da cidade, mas aproveitou a oportunidade para reiterar seu compromisso político com Cataguases e a região. O deputado informou que, em que pese as dificuldades financeiras que atravessa o governo federal, levando ao corte de 50% dos recursos previstos para emendas parlamentares, os investimentos reservados para Cataguases foram mantidos. "Dos R$ 5 milhões que tenho direito, destinei R$ 2 milhões para obras de infraestrutura para esta cidade", garantiu Wadson Ribeiro.

A noite aconteceu o 63º Sarau
Foto: Emanuel Messias Mariquito
As comemorações pelo centenário da Ponte Metálica continuaram na noite deste sábado (20), a partir das 20 horas, no estacionamento da Casa Mattos, com o 63º sarau promovido pela Associação dos Criadores de Arte de Cataguases, a Acriar, contando também com a participação das mulheres rurais, que comercializaram seus quitutes e cerveja gelada.

Texto: Roberto Guimarães / Fotos: Ari (Jornal Cataguases)



Sobre a Ponte


Em 1910, o governo provincial assinava ato mandando construir a nova ponte sobre o Rio Pomba, em Cataguases, em substituição à antiga, de madeira. As obras foram iniciadas em 10/06/1912 e concluídas em 14/06/1915. A ponte metálica veio trazer notáveis benefícios ao desenvolvimento de Cataguases, dando também condições da cidade se expandir para o seu lado direito que era, desde então, a ligação com o Rio de Janeiro, capital do país. Trata-se de uma ponte artisticamente bem trabalhada, trazendo o mesmo tipo de embelezamento à cidade. No primeiro suporte, no alto da ponte à entrada, há a seguinte frase latina: “Pacificusne est ingressus tuus?” (É pacífica a tua chegada?). E, igualmente no mesmo local, à saída, outra frase latina: “Revertere ad me, suscipiam te!” ( Volta, que eu te receberei).

Fonte: blogdecataguases.blogspot.com.br


Sobre Astolfo Dutra Nicácio

Astolfo Dutra Nicácio (Santa Rita de Meia Pataca, 17 de dezembro de 1864 — Cataguases, 23 de maio de 1920) foi um advogado e político brasileiro.

Filho do coronel Pedro Dutra Nicácio e de Raquel Dutra Vieira de Rezende. Formado pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1888, exerceu a advogacia em sua cidade natal e de 1890 a 1891 foi juiz municipal daquela mesma cidade.

Na política, foi eleito vereador, agente executivo e presidente da Câmara Municipal de Cataguases. Em 1900, elegeu-se deputado estadual de Minas Gerais, chegando a ser presidente da Assembleia Legislativa estadual. Em 1904 foi eleito deputado federal pelo seu Estado, tendo sido reeleito em várias legislaturas. Tornou-se presidente da Câmara dos Deputados, presidindo por duas vezes, de novembro de 1914 a julho de 1917 e de julho de 1919 a maio de 1920.

Em sua homenagem foram batizados com o seu nome o município mineiro de Astolfo Dutra, uma escola estadual e também um dos principais logradouros de Cataguases.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
03 - Domingo 04 - Segunda 05 - Terça 06 - Quarta 07 - Quinta 08 - Sexta 09 - Sábado
Econômica III Droga Minas Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova
Vasconcelos Pague Menos Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa