sexta-feira, 5 de junho de 2015

Fieis de Cataguases celebram o Corpus Christi com procissão e os tradicionais tapetes


Um grande número de fieis compareceram nesta quinta-feira (4), para as celebrações de Corpus Christi em Cataguases e apreciar os tradicionais tapetes confeccionados por voluntários das paróquias. Este ano, os tapetes foram colocados no interior do Santuário de Santa Rita de Cássia e da Paróquia N.Sra. do Rosário na Vila Domingos Lopes.

Os fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, saíram em procissão às 6 horas da manhã, descendo do templo, passando pelas ruas Ten. Luís Ribeiro, Gama Cerqueira e Romualdo Menezes, onde realizaram a primeira parada próximo ao Senai, em seguida desceram para a Praça Jaci de Abreu Lopes, no bairro Menezes, onde foi realizada a segunda parada para bênção, depois, a procissão passou pelas Ruas José Godinho e Francisco Antônio Leonardo, realizando a terceira parada próximo ao Instituto Francisca de Souza Peixoto (Chica) para retornar a paróquia onde foi celebrada a Missa com o Mons. Alexandre dos Santos e Padre Rodrigo.

No Santuário de Santa Rita de Cássia, na Praça Santa Rita, a programação iniciou-se as 7 horas, com a missa, para em seguida, por volta das 8 horas, os fiéis saírem em procissão até a Paróquia São José Operário onde participaram da bênção com o Pe. Edson Campos,  Pe. Jovani Becari Moreira e Pe. Jorge Luiz Passon. A procissão seguiu até a frente do Hospital de Cataguases onde os fieis participaram de nova bênção. 

*Fotos: Santuário Santa rita de Cássia e Paróquia N.Sra. do Rosário
Corpus Christi

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

Origem do Corpus Christi

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila