sexta-feira, 5 de junho de 2015

Fieis de Cataguases celebram o Corpus Christi com procissão e os tradicionais tapetes


Um grande número de fieis compareceram nesta quinta-feira (4), para as celebrações de Corpus Christi em Cataguases e apreciar os tradicionais tapetes confeccionados por voluntários das paróquias. Este ano, os tapetes foram colocados no interior do Santuário de Santa Rita de Cássia e da Paróquia N.Sra. do Rosário na Vila Domingos Lopes.

Os fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, saíram em procissão às 6 horas da manhã, descendo do templo, passando pelas ruas Ten. Luís Ribeiro, Gama Cerqueira e Romualdo Menezes, onde realizaram a primeira parada próximo ao Senai, em seguida desceram para a Praça Jaci de Abreu Lopes, no bairro Menezes, onde foi realizada a segunda parada para bênção, depois, a procissão passou pelas Ruas José Godinho e Francisco Antônio Leonardo, realizando a terceira parada próximo ao Instituto Francisca de Souza Peixoto (Chica) para retornar a paróquia onde foi celebrada a Missa com o Mons. Alexandre dos Santos e Padre Rodrigo.

No Santuário de Santa Rita de Cássia, na Praça Santa Rita, a programação iniciou-se as 7 horas, com a missa, para em seguida, por volta das 8 horas, os fiéis saírem em procissão até a Paróquia São José Operário onde participaram da bênção com o Pe. Edson Campos,  Pe. Jovani Becari Moreira e Pe. Jorge Luiz Passon. A procissão seguiu até a frente do Hospital de Cataguases onde os fieis participaram de nova bênção. 

*Fotos: Santuário Santa rita de Cássia e Paróquia N.Sra. do Rosário
Corpus Christi

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

Origem do Corpus Christi

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
08 - Domingo 09 - Segunda 10 - Terça 11 - Quarta 12 - Quinta 13 - Sexta 14 - Sábado
N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza Econômica II Atlas Sta Rita Dose Certa
Campinho São Mateus Silveira II Silveira (vila) Vasconcelos Saúde e vida Drogasil