quinta-feira, 11 de junho de 2015

Minas bate recorde em realização de conferências municipais de crianças e adolescentes

Minas Gerais bateu recorde na realização de Conferências Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente em 2015. Neste ano 440 municípios realizaram suas conferências, ultrapassando uma média histórica de cerca de 380 conferências municipais em anos anteriores. Agora, o próximo passo é a realização de 14 conferências regionais, que acontecem de 16 a 26 de junho, onde serão consolidadas e sistematizadas as propostas de cada região, considerando os âmbitos regional territorial, estadual e nacional, e eleitos os delegados que participarão da etapa estadual. Confira abaixo os locais e as datas das conferências neste mês de junho em Minas Gerais.

Realizada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/MG), a 9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece de 25 a 27 de agosto, em Belo Horizonte, e tem como tema central a “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente”.

Conferência em Porteirinha MG
Foto:Prefeitura de Porteirinha
Nas etapas municipal e regional são extraídas propostas que serão compiladas na 9ª Conferência Estadual e levadas à X Conferência Nacional, que acontece em Brasília, de 14 a 18 de dezembro. As propostas da Conferência Nacional serão consolidadas tendo em vista dois produtos: o fortalecimento dos Conselhos de Direitos a partir da Reforma Política do Estado e Estratégias e Fragilidades para construção e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Estes produtos irão subsidiar a elaboração das principais diretrizes para o fortalecimento das políticas públicas destinadas à proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Durante os três dias do encontro estadual, operadores do Sistema de Direitos da Criança e do Adolescente, gestores públicos, sociedade civil, representantes do Judiciário e do Legislativo irão discutir propostas e escolher os 42 delegados (14 crianças e adolescentes e 28 adultos) que representarão Minas Gerais na etapa regional Sudeste e posteriormente na Conferência Nacional. 

A realização das conferências é de fundamental importância para avaliar a atual situação das políticas para crianças e adolescentes e garantir a proposição de novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento. Nesse contexto, o planejamento e a participação popular são ferramentas fundamentais para o exercício de boas políticas públicas e está em total consonância com o programa do atual Governo de Minas Gerais, que defende uma nova forma de gestão, descentralizada, participativa e transparente: “ouvindo para governar”.


Farmácias de Plantão em Cataguases
04 Domingo
05 Segunda
06 Terça
07 Quarta
08 Quinta
09 Sexta
10 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza
N. Sra Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II