domingo, 5 de julho de 2015

Criança é removida de Helicóptero em Cataguases demonstrando eficiência da Rede de Urgência e Emergência implantada pelo Governo de Minas



Nossa reportagem acompanhou de perto uma remoção de paciente em Cataguases para o Hospital Regional João Penido em Juiz de Fora, na manhã deste sábado (4). A operação foi realizada pelo helicóptero da PM Pégasus 8, que integra a Rede de Urgência e Emergência Macro Sudeste do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), implantado em 2014 pelo Governo de Minas na gestão de Anastasia.


O paciente, um bebê do sexo masculino, de 5 meses com pneumonia e quadro de infecção generalizada, sem a possibilidade de enfrentar uma remoção terrestre, foi levado pela aeronave por volta das 12h30 com previsão de chegada no Hospital em Juiz de Fora de 20 minutos aproximadamente. Conforme explicou um familiar da criança, para nossa reportagem, ele nasceu de 7 meses e ficou 2 meses em uma incubadora em Ubá. Após esse tempo, veio para Cataguases e ficou 3 meses em casa onde, a princípio, estava tudo bem, chegando a ganhar peso, mas acabou pegando pneumonia e houve novamente a necessidade de uma UTI neonatal.


A equipe, composta pelo major Juliano (piloto), sargento Marcos Silva, Dra Gabriela Soares e o enfermeiro Fabiano Araújo, pousou no Campo do Operário mais cedo e ficou aguardando a liberação do Hospital de Cataguases, contando também com o apoio da Polícia Militar de Cataguases, através do sargento Waldecir e Cabo Dionísio que isolaram a área contra curiosos e escoltaram a ambulância do SAMU até o Helicóptero.

O enfermeiro e vereador Michelângelo Correa estava de plantão no Hospital de Cataguases no momento da remoção e contou para nossa reportagem que a decisão de remoção através de helicóptero é feita na regulação do Cisdeste após avaliação de um médico regulador na central de Juiz de Fora. Michelângelo que também trabalha na Base avançada do SAMU em Leopoldina, juntamente com outros 4 profissionais que residem em Cataguases, a enfermeira Raquel e os médicos Dr. Murilo Possani, Luiz Fernando e Dr. márcio Possani, relatou que já presenciou vários socorros dessa natureza nos municípios da região que fazem parte do Cisdeste e aproveitou para elogiar o deputado e médico Antônio Jorge, que segundo ele, é um dos grandes responsáveis pela implantação da rede em nossa região quando era Secretário Estadual de Saúde. "Antes, esse tipo de tratamento era privilégio de ricos e agora, com a implantação da Rede de Urgência e emergência, virou uma rotina do SUS" completou.


CISDESTE

O Cisdeste é um consórcio que reúne 94 municípios do estado de Minas Gerais, cobrindo aproximadamente 1,6 milhão de pessoas em prol do atendimento regionalizado de Urgência e Emergência. Com o consórcio, viabiliza-se a locomoção do paciente ao hospital de referência mais próximo. Atualmente, 20 hospitais estão credenciados na Rede, todos capacitados para o atendimento aos pacientes transportados.

A sede está localizada em Juiz de Fora, onde estão distribuídas oito unidades móveis de atendimento, sendo 6  USB (Unidade de Suporte Básico) e 2  USA (Unidade de Suporte Avançado). Na região que integra o Consórcio, há, ainda, 28 bases descentralizadas, 31 unidades de suporte básico e oito unidades de suporte avançado do SAMU (serviço de atendimento móvel de urgência e emergência). Na Central Operativa da Rede de Urgência e Emergência Macro Sudeste, que coordena os serviços do Samu e atende por meio do 192, atuam em sistema de plantão, 500 profissionais entre médicos, enfermeiros, condutores socorristas, técnicos de enfermagem e rádio operadores.  

Como Funciona o SAMU

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com a Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

O atendimento é feito após contato com a central pelo numero 192. Técnicos recebem a ligação na Central de Regulação e, ao identificarem a emergência, imediatamente transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

Cidades que fazem parte do CISDESTE

As cidades que são atendidas pela Central são: Além Paraíba, Andrelândia, Antônio Prado de Minas, Aracitaba, Arantina, Argirita, Astolfo Dutra, Barão de Monte Alto, Belmiro Braga, Bias Fortes, Bicas, Bocaina de Minas, Bom Jardim de Minas, Brás Pires, Caiana, Caparaó, Carangola, Cataguases, Chácara, Chiador, Coimbra, Coronel Pacheco, Descoberto, Divinésia, Divino, Dona Euzébia, Dores do Turvo, Ervália, Espera Feliz, Estrela D’Alva, Eugenópolis, Ewbank da Câmara, Faria Lemos, Fervedouro, Goianá, Guarani, Guarará, Guidoval, Guiricema, Itamarati de Minas, Juiz de Fora, Laranjal, Leopoldina, Liberdade, Lima Duarte, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Mercês, Miradouro, Miraí, Muriaé, Olaria, Oliveira Fortes, Orizânia, Palma, Passa-Vinte, Patrocínio do Muriaé, Pedra Bonita, Pedra Dourada, Pedro Teixeira, Pequeri, Piau, Pirapetinga, Piraúba, Presidente Bernardes, Recreio, Rio Novo, Rio Pomba, Rio Preto, Rochedo de Minas, Rodeiro, Rosário da Limeira, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita de Jacutinga, Santana de Cataguases, Santana do Deserto, Santo Antônio do Aventureiro, Santos Dumont, São Francisco do Glória, São Geraldo, São João Nepomuceno, São Sebastião da Vargem Alegre, Senador Côrtes, Senador Firmino, Silveirânia, Simão Pereira, Tabuleiro, Tocantins, Tombos, Ubá, Vieiras, Visconde do Rio Branco e Volta Grande.  

Leia Também

Atendimentos de urgência e emergência ganham agilidade na Zona da Mata Mineira

Farmácias de Plantão em Cataguases
04 Domingo
05 Segunda
06 Terça
07 Quarta
08 Quinta
09 Sexta
10 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza
N. Sra Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II