sábado, 18 de julho de 2015

Pelotão do Corpo de Bombeiros é inaugurado em Leopoldina e atenderá 12 municípios da região


Foi inaugurado na noite desta sexta-feira (17), na rua José Peres, ao lado da base avançada do SAMU, o 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar em Leopoldina.

O Pelotão, está situado onde antes funcionava um hotel, em 2 salas e um salão comercial nos nºs 684, 690 e 676, totalmente adaptado as necessidades do Corpo de Bombeiros e custará cerca de R$ 5.500 por mês à Prefeitura de Leopoldina, que se comprometeu também em construir uma sede própria no município no prazo máximo de 2 anos, de acordo com projeto arquitetônico do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e atenderá a mais 11 cidades da região: Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Estrela Dalva, Itamarati de Minas, Laranjal, Palma, Pirapetinga, Recreio, Santo Antônio do Aventureiro e Volta Grande. A Unidade terá o comando do Ten Guilherme Campelle Lopes Paiva e é subordinada à 3ª Companhia, do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais em Juiz de Fora.

Em Leopoldina, o contingente será de 30 militares que foram remanejados de Juiz de Fora, sendo um oficial comandante, 9 subtenentes e sargentos e 20 cabos e soldados. O Pelotão contará ainda com 4 viaturas, sendo 1 autobomba de Salvamento (ABS), 1 Autobomba Tanque (ABT), 1 auto patrulha de fiscalização (APF) e uma Unidade de Resgate (UR). O abastecimento dos veículos ficará a cargo do Município. Os bombeiros serão também responsáveis por toda fiscalização nas 12 cidades e análise de projetos de prevenção e combate a incêndios, além de vistoria e liberação de obras.

As festividades tiveram início mais cedo, na praça,
General Osório em Leopoldina.
foto: Wellington Melo
As festividades iniciaram mais cedo em Leopoldina, na praça General Osório, com a participação da banda Bombeiro Instrumental Orquestra Show (BIOS), de Belo Horizonte, que também abrilhantou a inauguração a noite.

O prefeito José Roberto de Oliveira, muito emocionado, começou dizendo "Jamais em toda minha vida pública, eu me senti tão emocionado e tão honrado quanto neste momento, quero dizer pra vocês que este talvez deverá ser um dos mais importantes momentos de minha vida pública" e lembrou de sua época como militar em Juiz de Fora, onde aprendeu a ser disciplinador, obediente, pontual e saber o que é hierarquia e o que não é hierarquia. "Eu sai da vida militar, mas a vida militar não saiu de mim" lembrou. José Roberto, falou sobre o local estratégico onde o Corpo de Bombeiros foi instalado, ao lado do SAMU e próximo a BR-116, onde acontecem inúmeros acidentes. "Meus agradecimentos eternos a todos os comandantes, a todos os oficiais que nos atenderam de prontidão, Leopoldina vai ganhar e vai ganhar muito com isso" disse. O prefeito também agradeceu ao deputado federal Marcus Pestana e ao deputado estadual Antônio Jorge. "Sem esses dois, com certeza, eu não conseguiria, com as dificuldades em que o pais atravessa, elevar Leopoldina ao patamar que eu consegui levar. Leopoldina hoje é sem dúvida, uma das cidades aqui da nossa região que mais se desenvolveu economicamente em todos os setores. Leopoldina se desenvolveu com galhardia, honradez e dignidade." Completou.

Em seguida, foram homenageados pelo prefeito José Roberto os militares, Cel Gualberto, Cel Edson Franco, Ten Cel Sergio Ricardo e Cap Patrick e os deputados Marcus Pestana e Antônio Jorge.

Em seu discurso, o deputado federal Marcus Pestana, lembrou do papel essencial que o Corpo de Bombeiros exerce, da credibilidade da instituição e da parceria que foi firmada na rede de urgência e emergência quando ele e o deputado Antônio Jorge eram Secretários de Estado e Saúde. "É uma grande conquista que nós temos que comemorar, toda comunidade regional, toda a população de Leopoldina e eu como parceiro do prefeito José Roberto, tenho muito que agradecer, esse dia vai ficar marcado, é um avanço que a gente não consegue nem imaginar o impacto social que tem." disse.



O deputado estadual Antônio Jorge, também ressaltou a parceria do Corpo de Bombeiros com a Rede de Urgência e Emergência e exaltou a liderança e empenho do prefeito José Roberto para trazer o pelotão para Leopoldina. "Por diversas vezes tive a oportunidade de ver o empenho do José Roberto, a sua luta e a sua felicidade quando enfim conseguiu atender esta demanda. José Roberto é um homem obstinado, daquelas pessoas que tem uma verdadeira vocação pública e eu tenho muito orgulho de estar alinhado aqui com homens dessa envergadura. É um momento com tantas dificuldades, com tantas crises e na contramão dessas dificuldades, Leopoldina e região garante mais essa conquista" completou.

Também foi lida uma nota de congratulação do Comando Geral do Corpo de Bombeiros e o prefeito José Roberto de Oliveira, foi homenageado com a Comenda da Machadinha, a mais alta homenagem do Corpo de Bombeiros  que é concedida a pessoas e entidades que tenham contribuído para melhoria e aprimoramento da eficiência dos trabalhos do Corpo de Bombeiros Militar.

Por último, o prefeito cortou uma corrente, ao invés de fita, utilizando equipamento do Corpo de Bombeiros.

Diversas autoridades civis e militares estiveram presentes prestigiando a solenidade, entre elas, destaque para o deputado federal Marcus Pestana, o deputado estadual Antônio Jorge, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel BM Coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira, o Tenente Coronel BM Sérgio Ricardo Santos de Oliveira, Comandante do 4º BBM em Juiz de Fora, o chefe do Estado-Maior e subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Hélder Ângelo e Silva, o Ten Cel PM Ranieri comandante da 6º Cia PM Independente em Leopoldina, o delegado regional de Leopoldina, Dr. Paulo Henrique Marinho Goldstein, além do prefeito de leopoldina, José Roberto de Oliveira, secretários municipais, vereadores do município e representação política de diversas cidades da região. De Cataguases, a representação política ficou por conta do vereador Michelângelo de Melo Correa, que também é enfermeiro do SAMU na Base Avançada em Leopoldina.


Confira abaixo mais fotos do evento:


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila