sexta-feira, 10 de julho de 2015

SMS de Cataguases inicia o programa contra tabagismo 2015


Foi iniciado oficialmente na noite desta quarta-feira (8), no auditório da Policlínica de Cataguases, o programa antitabagismo da Secretaria Municipal de Saúde para 2015. O programa que é coordenado pelo médico Pneumologista Joseph Freire, contará ainda com a participação de 19 enfermeiros (1 em cada posto de saúde), 1 Psicólogo, 1 Nutricionista, 1 Educador Físico e 2 Farmacêuticos. Para este ano, estão previstos 2 grupos com 25 pacientes em cada grupo, agrupados conforme o grau de dependência, sendo que o primeiro grupo será o de maior dependência e o segundo grupo de menor dependência. Os grupos terão datas de início diferente, sendo que o primeiro começará em 12 de julho e o segundo está previsto para o dia 7 de setembro de 2015.

Os grupos começarão com reuniões 2 vezes por semana no primeiro mês, passando para 1 vez por semana nos dois meses subsequentes e 1 vez por mês a partir do quarto mês até completar 9 meses.

Ao final da palestra , Dr. Joseph disse com exclusividade para nossa reportagem que o primeiro grupo já começa com o uso de medicamentos e assistência medica, do enfermeiro, do psicólogo, do nutricionista, do farmacêutico e do educador físico já na Policlínica e o grupo 2 vai ficar aguardando no posto de saúde e após 45 dias ocorre uma inversão, o grupo 1 passa a ter uma assistência via posto e o grupo 2 na Policlínica com a presença do Dr. Joseph.

Segundo o médico, existe uma demanda de pessoas que desejam parar de fumar em Cataguases de aproximadamente 200 pessoas e que a princípio foram escolhidos as 50 primeiras, baseadas no grau de dependência e logo depois a medida que os grupos forem sendo liberados devem entrar novas pessoas, aproximadamente a cada 3 a 6 meses.

O índice de recuperação conforme explicou o médico é, na maioria das vezes, alto, mas tem as recaídas, por isso que todo o programa foi reformulado e passou-se a acompanhar a turma durante quase 1 ano.

O programa já existe pela Secretaria Municipal de Saúde desde 2003, pela Coordenação da Atenção Básica (ESF/NASF), promovendo o controle do tabagismo como estratégia de promoção de saúde em Cataguases. Em Cataguases, da mesma forma que em todo Brasil, o tabagismo é fator de risco para as principais causas de morte. Estão associadas ao uso do cigarro: 
  • 30% das mortes por câncer;
  • 90% das mortes por câncer de pulmão;
  • 25% das mortes por doença coronariana;
  • 85% das mortes por DPOC - Doença pulmonar obstrutiva crônica
  • 25% das mortes por doenças cerebrovascular

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila