sexta-feira, 10 de julho de 2015

SMS de Cataguases inicia o programa contra tabagismo 2015


Foi iniciado oficialmente na noite desta quarta-feira (8), no auditório da Policlínica de Cataguases, o programa antitabagismo da Secretaria Municipal de Saúde para 2015. O programa que é coordenado pelo médico Pneumologista Joseph Freire, contará ainda com a participação de 19 enfermeiros (1 em cada posto de saúde), 1 Psicólogo, 1 Nutricionista, 1 Educador Físico e 2 Farmacêuticos. Para este ano, estão previstos 2 grupos com 25 pacientes em cada grupo, agrupados conforme o grau de dependência, sendo que o primeiro grupo será o de maior dependência e o segundo grupo de menor dependência. Os grupos terão datas de início diferente, sendo que o primeiro começará em 12 de julho e o segundo está previsto para o dia 7 de setembro de 2015.

Os grupos começarão com reuniões 2 vezes por semana no primeiro mês, passando para 1 vez por semana nos dois meses subsequentes e 1 vez por mês a partir do quarto mês até completar 9 meses.

Ao final da palestra , Dr. Joseph disse com exclusividade para nossa reportagem que o primeiro grupo já começa com o uso de medicamentos e assistência medica, do enfermeiro, do psicólogo, do nutricionista, do farmacêutico e do educador físico já na Policlínica e o grupo 2 vai ficar aguardando no posto de saúde e após 45 dias ocorre uma inversão, o grupo 1 passa a ter uma assistência via posto e o grupo 2 na Policlínica com a presença do Dr. Joseph.

Segundo o médico, existe uma demanda de pessoas que desejam parar de fumar em Cataguases de aproximadamente 200 pessoas e que a princípio foram escolhidos as 50 primeiras, baseadas no grau de dependência e logo depois a medida que os grupos forem sendo liberados devem entrar novas pessoas, aproximadamente a cada 3 a 6 meses.

O índice de recuperação conforme explicou o médico é, na maioria das vezes, alto, mas tem as recaídas, por isso que todo o programa foi reformulado e passou-se a acompanhar a turma durante quase 1 ano.

O programa já existe pela Secretaria Municipal de Saúde desde 2003, pela Coordenação da Atenção Básica (ESF/NASF), promovendo o controle do tabagismo como estratégia de promoção de saúde em Cataguases. Em Cataguases, da mesma forma que em todo Brasil, o tabagismo é fator de risco para as principais causas de morte. Estão associadas ao uso do cigarro: 
  • 30% das mortes por câncer;
  • 90% das mortes por câncer de pulmão;
  • 25% das mortes por doença coronariana;
  • 85% das mortes por DPOC - Doença pulmonar obstrutiva crônica
  • 25% das mortes por doenças cerebrovascular

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
05 - Domingo 06 - Segunda 07 - Terça 08 - Quarta 09 - Quinta 10 - Sexta 11 - Sábado
Farmacenter Drogaria Silveira - Calçadão Droganova Drogaria São Francisco N.Sra.Aparecida Brasil Sta. Tereza
N.Sra. Rosário Farmácia Cataguases II Farmanossa Farmácia Cataguases Campinho São Mateus Silveira II