sexta-feira, 17 de julho de 2015

Ubá realiza 9ª Conferência Municipal de Saúde

Aconteceu em Ubá, no sábado, 11 de Julho, a 9ª Conferência Municipal de Saúde, em uma realização da Prefeitura de Ubá, através da Secretaria Municipal da Saúde em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde. O evento que aconteceu nas instalações da Escola Estadual Coronel Camilo Soares, teve como tema abordado "Saúde Pública de Qualidade para o Povo Ubaense” com a discussão de três eixos temáticos.

Um dos focos propostos para esta conferência é o tratamento em saúde às minorias marginalizadas que precisam ser tratadas dentro de suas diversidades, independente de opção sexual, raça ou estado de saúde. De acordo com a fala da Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sandra Regina Kilesse “Talvez essa não seja a melhor conferência para todos nós, mas é a melhor para o nosso sistema e é a melhor para aquilo que queremos vivenciar. Ubá está recebendo esse presente hoje, o tema de nossa conferência está sendo tratado em loco, esse é o momento para termos voz, para termos direito a voto, é aqui que devemos trazer o nosso propósito, o nosso ideal, para que juntos construirmos uma saúde melhor! Vamos lutar e conseguir uma saúde de qualidade para o povo Ubaense”.

Alunos da APAE participaram da abertura
Participaram do evento diversas lideranças comunitárias de Ubá e Região, Gestores da Saúde de Ubá e de Cidades vizinhas, representantes da Câmara Municipal, representante do Conselho Estadual de Saúde, Conselheiros Municipais, Usuários e trabalhadores. O Prefeito Vadinho Baião e o Secretário Municipal da Saúde Cláudio Ponciano também estiveram presentes. O Secretário abordou as questões do cenário da saúde não só em Ubá como em todo país e falou das melhorias ainda pretendidas “Estamos trabalhando com o mesmo propósito de sempre, buscando melhorias, temos índices que mostram o bom trabalho que tem sido realizado, o momento é de nos prepararmos e buscar fazer sempre o melhor para nossa cidade e região”.

O Prefeito falou das melhorias realizadas na saúde e do momento vivido pelo país “Parabenizo ao Secretário Cláudio pelos índices de melhorias obtidos na saúde de Ubá. Podemos não deixar a saúde como nós gostaríamos, mas com certeza estamos deixando melhor do que a encontramos. Tenho certeza que essa área é uma das áreas mais difíceis de atuar, mas vemos que algo está mudando, mas mudando para melhor! Esse é um momento em que precisamos ser otimistas, é hora para que todos deem sua parcela de contribuição para que consigamos enfrentar o momento de dificuldades da melhor maneira possível. Cumprimento e agradeço aos que estão aqui hoje e que estão aqui trabalhando pela saúde pública, pela causa da saúde e que sem nenhuma remuneração nos fazem ter certeza que é possível fazer uma saúde melhor para pessoas que nem sabem que essa conferência está acontecendo. Se não temos condições no momento de fazer o melhor para todos, vamos fazer pelos que mais precisam”.

Como palestrantes dos eixos temáticos estiveram presentes, como convidados, o Professor Marcelo da Silva Alves, docente da Universidade Federal de Juiz de Fora, que falou sobre Diagnóstico Participativo e Controle Social e a especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, Marileni Marta Nascimento Martins que falou sobre o eixo Gestão.

Após as palestras, foi aberto o debate com todos os presentes, moderado pela 1ª Diretora de Comunicação e Informação em Saúde do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Lourdes Machado. Em seguida foi servido um almoço aos participantes, retomando as atividades com os grupos de trabalho onde os facilitadores convidados trabalharam discutindo os seus eixos temáticos a fim de elaborar propostas para serem apreciadas e aprovadas na plenária final.

Ao serem avaliadas e aprovadas às propostas, foram eleitos os 12 Delegados, que irão representar o Município na Conferência Estadual e posteriormente na Conferência Nacional que acontecerá de 1 a 4 de Dezembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMU

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila