quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Audiência Pública discutirá hoje paralisação do transporte de bauxita

Vai acontecer na noite desta quinta-feira (27) na Câmara Municipal de Cataguases, a partir das 19 horas,  Audiência Pública para discutir sobre assuntos relativos ao término dos serviços de transporte de minério de ferro e bauxita na região.

Segundo o vereador Walmir Linhares, autor do requerimento, o motivo da audiência é para ouvir as empresas responsáveis tanto pela extração do minério, como pelo transporte, além dos funcionários envolvidos no processo que correm o risco de serem demitidos. Ao todo, conforme explicou o vereador, apenas em Cataguases somariam 80 pessoas, chegando a um total de 150 em toda a região. Ainda segundo Walmir, além de representantes do sindicato dos ferroviários e patrões, representantes das prefeituras da região foram convidados a participar, bem como do Departamento de Estradas e Rodagem, DER, uma vez que a empresa responsável pela extração do minério pretende realizar o transporte utilizando de aproximadamente 120 caminhões.

No dia 31 de julho, a VLI, empresa que detém a concessão da linha férrea, encerrou o transporte de bauxita por não conseguir chegar a um acordo satisfatório com a empresa de extração.

Outras oportunidades

Caso as empresas não cheguem a um acordo, uma das proposta que pode ser discutida e tem a aprovação da população, será a utilização da linha para o turismo, uma vez que conforme revelou Alex Carvalho, assessor do prefeito Cesinha Samor, no programa Mídia Mineira em Debate, já existe uma locomotiva "Maria Fumaça" em Além paraíba e vagões que podem ser utilizados e para tanto, Alex pretende propor a criação de um consórcio intermunicipal para gerenciar o serviço e gerar recursos para os municípios.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
23 Domingo
24 Segunda
25 Terça
26 Quarta
27 Quinta
28 Sexta
29 Sábado
Econômica II Atlas Sta Rita Dose Certa Inova Econômica III Droga Minas
Silveira (vila) Vasconcelos Saúde e Vida Drogasil Droga farma Campinho Pague Menos