quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Audiência Pública discutirá hoje paralisação do transporte de bauxita

Vai acontecer na noite desta quinta-feira (27) na Câmara Municipal de Cataguases, a partir das 19 horas,  Audiência Pública para discutir sobre assuntos relativos ao término dos serviços de transporte de minério de ferro e bauxita na região.

Segundo o vereador Walmir Linhares, autor do requerimento, o motivo da audiência é para ouvir as empresas responsáveis tanto pela extração do minério, como pelo transporte, além dos funcionários envolvidos no processo que correm o risco de serem demitidos. Ao todo, conforme explicou o vereador, apenas em Cataguases somariam 80 pessoas, chegando a um total de 150 em toda a região. Ainda segundo Walmir, além de representantes do sindicato dos ferroviários e patrões, representantes das prefeituras da região foram convidados a participar, bem como do Departamento de Estradas e Rodagem, DER, uma vez que a empresa responsável pela extração do minério pretende realizar o transporte utilizando de aproximadamente 120 caminhões.

No dia 31 de julho, a VLI, empresa que detém a concessão da linha férrea, encerrou o transporte de bauxita por não conseguir chegar a um acordo satisfatório com a empresa de extração.

Outras oportunidades

Caso as empresas não cheguem a um acordo, uma das proposta que pode ser discutida e tem a aprovação da população, será a utilização da linha para o turismo, uma vez que conforme revelou Alex Carvalho, assessor do prefeito Cesinha Samor, no programa Mídia Mineira em Debate, já existe uma locomotiva "Maria Fumaça" em Além paraíba e vagões que podem ser utilizados e para tanto, Alex pretende propor a criação de um consórcio intermunicipal para gerenciar o serviço e gerar recursos para os municípios.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
19 - Domingo 20 - Segunda 21 - Terça 22 - Quarta 23 - Quinta 24 - Sexta 25 - Sábado
Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida
Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho