sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Câmara de Cataguases realiza audiência pública sobre a paralisação da ferrovia na região

A Câmara Municipal de Cataguases promoveu nesta quinta-feira (27), audiência pública para debater o fim das atividades da rede ferroviária no município de Cataguases e Região.

No dia 31 de julho, a VLI, empresa que detém a concessão da linha férrea anunciou o término do transporte de bauxita na região, o que provocou a reação do sindicato da classe, representado pelo Sr. Paulo de Tarso Peçanha Ferreira, Presidente do Sindicato dos Ferroviários do Espirito Santo, Minas e Rio de Janeiro que foi a Câmara e contou com a ajuda do vereador Walmir Linhares que foi o autor do requerimento para realização da audiência.

Estiveram presentes na audiência, representantes do Sindicato dos Ferroviários, secretários municipais da VLI, o ambientalista da ONG Pacto Ambiental, Fábio Caetano, que iniciou a audiência mostrando o projeto do Biciclotrem, um tipo de bicicleta adaptada para andar nos trilhos, o que pode gerar renda com o transporte de passageiros.

Uma das boas notícias da audiência, foi dada pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cataguases, Alex Carvalho, que pretende criar um convênio intermunicipal para tentar voltar com o transporte de passageiros visando fomentar o turismo na região. Segundo Alex, 5 prefeituras já manifestaram apoio ao projeto: Cataguases, Além Paraíba, Leopoldina, Recreio e Volta Grande.

Ao final da audiência, todos assinaram um protocolo de intenções para a criação de alternativas que impeçam a retirada da linha férrea da região.

Leia também:



]




Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila