sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multi Vacinação terá “Dia D” neste sábado 15 de agosto em Cataguases

Começa a partir de amanhã a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação em toda Minas Gerais.

Em Cataguases, a Secretaria Municipal de Saúde, através de sua coordenação de Imunização/Epidemiologia, avisa que a campanha ocorrerá no período de 15 a 31 de agosto de 2015, sendo o dia 15 de agosto o dia de mobilização nacional. Na ocasião a vacina contra poliomielite estará disponível em todas as unidades de saúde do município, inclusive nas unidades das zonas rurais no horário de 08:00 às 17:00 horas.

A expectativa no município, será a imunização de 3.456 crianças, sendo 371 menores de 1 ano, 741 de 1 ano, 778 de 2 anos, 778 de 3 anos e 788 de 4 anos.

Neste ano, o Dia D de Vacinação Contra a Poliomielite poderá ser realizado em duas datas, no dia 15 ou 22 de agosto. Como no dia 15 é comemorado feriado religioso em algumas localidades, fica a critério de cada município a escolha entre as duas datas. 

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia permanente ou transitória, principalmente nos membros inferiores.

O principal objetivo da campanha contra poliomielite é evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no Brasil e o da campanha de multivacinação é atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação das crianças menores de 05 anos afim de erradicar as doenças imunopreviníveis no país.

A Campanha Nacional contra Poliomielite é indiscriminada e o público alvo para receber esta vacina são as crianças de 06 meses a menores de 05 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Com relação à Campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal o público alvo são as crianças menores de 05 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Todas as crianças menores de cinco anos de idade deverão ser levadas a um posto de vacinação junto com a caderneta de vacinação para que de forma seletiva proceda-se a atualização da caderneta de vacinação, de acordo com os esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
19 - Domingo 20 - Segunda 21 - Terça 22 - Quarta 23 - Quinta 24 - Sexta 25 - Sábado
Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida
Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho