sábado, 1 de agosto de 2015

Cataguasenses apreciam a "Lua Azul"

Na noite desta sexta-feira (31), último dia do mês de julho, aconteceu o fenômeno denominado "Lua Azul". O nome é dado a segunda lua cheia que ocorre em um mês, acontece aproximadamente de 3 em 3 anos e não significa que a lua fique azul.

Em Cataguases, embora o céu tenha ficado encoberto em determinados momentos, não foi raro ver pessoas apontando câmeras e celulares para a lua na noite de ontem, tentando guardar uma recordação do fenômeno.

Apesar do nome a lua não adquire a cor azul nesta ocasião. É possível que a lua exiba um brilho azulado devido a condições atmosféricas próprias mas a ocorrência delas não é previsível.

A definição anterior dada pela publicação The Maine Farmers' Almanac em 1937 era baseada no fato do ano solar iniciado no dia do solstício conter doze luas cheias, três em cada estação do ano e cada uma delas com um nome próprio. Ocasionalmente o ano possui treze luas cheias por causa do acúmulo do resto da divisão da duração do ano solar pela duração do ciclo lunar. Com isso uma das estações do ano acaba tendo quatro luas cheias e para manter os nomes próprios delas a terceira era denominada lua azul.

A próxima lua azul, está marcada para o dia 31 de janeiro de 2018.

Com informações da Wikipedia
Confira abaixo algumas fotos da lua ontem.







Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila