domingo, 2 de agosto de 2015

Com mais de 166 mil inscritos, Cadastramento Escolar supera expectativa para 2016

Com essa demanda, Estado e prefeituras poderão dimensionar o atendimento e encaminhar os futuros. Matrícula será em dezembro

No próximo ano, 166.399 novos alunos deverão ingressar nas redes estadual e municipais de ensino de Minas Gerais. Os números do Cadastramento Escolar superaram a expectativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE) que era de 150 mil inscrições. O cadastramento foi voltado para crianças de 6 anos ou que vão completar essa idade até 30 de junho de 2016, para os estudantes vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares e ainda adolescentes que desejavam retornar aos estudos no Ensino Fundamental na rede pública.

Foto: Prefeitura de Itamogi (MG)
“Considero muito positivo o fato de o número de cadastrados ter superado nossas expectativas. Isso mostra que os pais atenderam ao nosso chamado no período que fixamos. Em outros anos, o número vinha caindo porque alguns pais não faziam o cadastro na época certa, mas buscavam a escola no início do ano letivo”, avalia a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo.

Com essa demanda por vagas apresentada no cadastro, o Governo do Estado e as prefeituras poderão dimensionar o atendimento e encaminhar os futuros alunos das redes públicas de ensino para escolas próximas às suas residências, conforme endereço da conta de luz informado no ato do cadastro.

O procedimento adotado de forma conjunta pela Secretaria de Estado de Educação e secretarias municipais de educação também permite que o poder público faça uma análise do fluxo escolar, na capacidade física das escolas, com vistas à apresentação de proposta de expansão e/ou reorganização, buscando compatibilizar a demanda e oferta de vagas nas redes públicas de ensino.

A secretária Macaé lembrou que em setembro será realizado um chamado específico para os adolescentes de 15 a 17 anos que estão fora da escola, por meio do movimento Virada Educação Minas Gerais. Para seu cadastro, o adolescente ou responsável poderão se dirigir a qualquer escola da rede estadual em Minas Gerais e informar em qual escola o adolescente quer voltar a estudar.

“Temos uma tarefa importante que é garantir acesso para todos esses jovens. E é preciso fazer uma mobilização para que os jovens não parem de estudar. A partir de 19 de setembro, vamos fazer um chamamento dos jovens que estão fora da escola para que a gente possa se organizar para recebê-los no ano de 2016”, explicou a secretária. Mais informações sobre este cadastro específico serão dadas no lançamento em setembro.

Matrícula

O próximo passo para os futuros alunos das redes públicas de ensino que fizeram o Cadastramento Escolar 2016 é a matricula. Neste ano, ela será realizada no período de 14 a 18 de dezembro. Aos participantes do Cadastramento Escolar são garantidas vagas em escolas próximas às suas residências, de acordo com a disponibilidade de vagas, mas é a matrícula que vai confirmar essa vaga.

Em Belo Horizonte, a carta com as orientações de matrícula será enviada às residências dos cadastrados. Já na Região Metropolitana da Capital e interior do Estado, o comunicado deve ser obtido com a Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula, nas Secretarias Municipais de Educação.

Pais ou responsáveis que perderam o prazo do Cadastramento Escolar e querem fazer a matrícula de seus filhos deverão procurar a regional administrativa da Prefeitura de Belo Horizonte à qual pertencem, caso residam na capital. Já aqueles que moram na região metropolitana ou no interior do Estado devem procurar as Comissões Municipais de Cadastro e Matrícula, nas Secretarias Municipais de Educação. Seja para matrículas em escolas das redes municipais, seja em escolas da rede estadual de ensino, os responsáveis devem procurar os locais citados.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila