domingo, 30 de agosto de 2015

Conta de energia elétrica continua com bandeira vermelha até dezembro - Confira as dicas para economizar

A bandeira tarifária para o mês de setembro de 2015 é vermelha para todos os consumidores brasileiros – o que significa um acréscimo de R$ 4,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos – exceto para os estados do Amazonas, Amapá e Roraima.  Esse valor de R$4,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos foi aprovado nesta sexta-feira, 28 de agosto, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A alteração do adicional de bandeira vermelha vai vigorar de setembro a dezembro deste ano. Aplicam-se às bandeiras os mesmos tributos incidentes sobre as tarifas. 

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. O funcionamento é simples: as cores das bandeiras (verde, amarela ou vermelha) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. Assim, o consumidor poderá identificar qual bandeira do mês e reagir a essa sinalização com o uso consciente da energia elétrica, sem desperdício.

Veja as dicas da Energisa de uso mais eficiente da energia:

  •  O chuveiro é o aparelho que mais consome energia elétrica, responsável, em média, por 25% do consumo residencial. Aproveite os dias de temperaturas mais altas e regule o chuveiro na posição verão. Além disso, evite banhos demorados. Prefira o chuveiro eletrônico, que gera uma economia de até 35% de energia e 40% de água.
  • Abrir a geladeira o menor número de vezes possível também é eficaz para a economia. Com a geladeira aberta por muito tempo, o ar quente do verão entra no eletrodoméstico e faz o motor funcionar mais para manter os alimentos resfriados.
  • Lavar de uma só vez a quantidade máxima de roupas indicada pelo fabricante de sua máquina. 
  • Não utilize vários equipamentos elétricos ao mesmo tempo e evite o uso dos aparelhos mais potentes no horário de pico.
  • Utilize lâmpadas fluorescentes e economize até 70% em relação às incandescentes.
  • Aproveite a luz natural, abrindo janelas e cortinas durante o dia.
  • Dê preferência às cores claras para paredes e tetos (elas refletem melhor a luminosidade).
  • Limpe periodicamente as luminárias, lâmpadas e lustres.
  • Prefira os equipamentos com o Selo Procel, que indica quais são os modelos que consomem menos energia.
  • Passar, de uma só vez, a maior quantidade possível de roupas e utilizar a temperatura indicada no ferro para cada tipo de tecido, deixando as roupas mais leves para o final.
  • Os ventiladores de pé são mais econômicos que os de teto, podendo reduzir em até 13,2 kWh o consumo de energia ao mês.
  • Limpe os filtros do ar condicionado periodicamente, pois sujos, eles impedem a circulação livre de ar, aumentando o consumo de energia. Onde houver aparelhos de ar condicionado em uso, deixe a porta fechada.
  • Evite deixar a TV e o computador ligados sem necessidade. Sempre que possível, programe o desligamento automático. A função stand-by também consome energia.
  • Nunca deixe seu aparelho celular, câmera digital e outros "dormir" carregando, ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Só carregue o tempo necessário especificado no manual. Após recarregar os aparelhos, retire o carregador da tomada.
Fonte: Assessoria de Comunicação Energisa

Com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila