quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Escritor Cataguasense Joaquim Branco lança seu novo livro "Pequena História da Fundação de Cataguases" em setembro


Será lançado no dia 5 de setembro na Chácara Dona Catarina às 19h30 o livro Pequena História da Fundação de Cataguases, do renomado escritor cataguasense, Joaquim Branco Ribeiro. O livro conta ainda com ilustrações da artista plástica e poeta leopoldinense, Glória Barroso. 

A obra tem o apoio do PROLER, da Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Lei de incentivo a Cultura Ascânio Lopes.

Sobre a obra

Uma pequena história sobre os primórdios de Cataguases, quando ainda faziam parte do município várias cidades de hoje como Itamarati de Minas, Laranjal, Santana de Cataguases, Miraí, Astolfo Dutra.

Aqui você verá os primeiros e mais importantes episódios de nossa história, desde a existência das povoações indígenas da região, a vinda dos aventureiros à procura de pedras preciosas, dos primeiros militares, bem como o assentamento da vila, os festejos comemorativos, a chegada do trem, a construção dos prédios municipais, as eleições e muitos outros.

Uma obra ilustrada em cores para crianças, adolescentes e adultos.

Sobre o autor


Joaquim Branco Ribeiro Filho, filho de Joaquim Branco Ribeiro e Ruymar Branco Ribeiro, nasceu em Cataguases, em 25 de maio de 1940, graduou-se em direito em 1966 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, em Letras em 1975 pelas Faculdades Integradas de Cataguases, FIC, e tornou-se mestre em Literatura brasileira em 2001.

Escreveu diversos livros, entre eles: Concreções da fala Poemas. Cataguases:Edição do autor, 1969; Consumito Poemas. Belo Horizonte: Edição da Impressa Oficial de Minas Gerais, 1975; Laser para lazer Poemas. Cataguases: Edições Totem, 1984; Marginais do Pomba Contos (org.). Cataguases: Fundação Cultural Francisco Inácio Peixoto, 1985; 500 anos do descobrimento da América Texto e pintura (erm parceria com D´Paula). Cataguases: Edição Hidroazul, 1993; O caça-palavras Poemas. Cataguases: Fundação Cultural Ormeo J. Botelho, 1997; Do pré ao pós-moderno Manual de literatura. Cataguases: Proler/Cataguases, 1998; Ascânio, o poeta da Verde (org.). Cataguases: Edições Totem, 1998, além de livros de críticas, literatura infantil, e poemas visuais.

Joaquim Branco é sobretudo conhecido por sua participação em movimentos de poesia de vanguarda.

Farmácias de Plantão em Cataguases
04 Domingo
05 Segunda
06 Terça
07 Quarta
08 Quinta
09 Sexta
10 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza
N. Sra Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II