quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Polo de Piscicultura Ornamental na microrregião de Muriaé tem parecer favorável

Comissão de Política Agropecuária analisa projeto para desenvolver essa cadeia produtiva na Zona da Mata.

Psicultura em Muriaé
Foto: Cristiano Campos Mattioli / www.vet.ufmg.br
O Projeto de Lei (PL) 921/15, que cria o Polo de Excelência em Piscicultura Ornamental da Zona da Mata teve parecer aprovado na tarde desta quarta-feira (19/8/15) na Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A proposição, que tramita em 1º turno, é de autoria do deputado Braulio Braz (PTB).

O relator opinou pela aprovação da matéria na
forma do substitutivo nº 1, da CCJ
Foto: Guilherme Bergamini
O relator, deputado Inácio Franco (PV), opinou pela aprovação da matéria na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça.

O PL 921/15 propõe que o Polo de Piscicultura Ornamental se concentre na microrregião de Muriaé, integrada também pelos municípios de Vieiras, Eugenópolis, Patrocínio do Muriaé, Miradouro, Barão de Monte Alto e São Francisco da Glória.

Segundo o relator, trata-se do maior polo produtor de peixes ornamentais do Brasil. A Associação de Aquicultores de Patrocínio de Muriaé destaca que existem mais de 350 produtores na região, prevalecendo pequenos criatórios. A produção anual é de cerca de 950 mil unidades em 4.500 tanques. Na avaliação do deputado Inácio Franco, essa cadeia produtiva pode ser potencializada com melhor organização, pois há pouca interação entre os segmentos de produção de insumos e de serviços.

Ainda de acordo com o relator, o substitutivo nº 1 faz adequações no texto original porque o mesmo tema é tratado pela Lei 14.181, de 2002, que contém a política de proteção à fauna e à flora aquáticas e do desenvolvimento da pesca e da aquicultura no Estado. Assim, o novo texto adapta a redação do projeto à técnica legislativa, adequando-o aos comandos constitucionais e acrescentando ainda objetivos e atribuições do poder público.

A proposição segue agora para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária para receber parecer de 1º turno.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ALMG

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila