xxxxx

sábado, 15 de agosto de 2015

Secretário fala sobre coleta de lixo e limpeza urbana de Cataguases

O Secretário de Serviços Urbanos José de Alencar Pinto Farage, que assumiu a pasta recentemente, conversou com nossa reportagem na última quarta-feira (12), para falar sobre coleta de lixo e limpeza urbana.

Coleta de Lixo

Sobre a coleta de lixo, que estará passando para outra empresa, o Secretário destacou a transparência da licitação, onde várias empresas participaram e que embora torcesse para que uma empresa de Cataguases fosse a vencedora uma empresa de outro município que acabou ganhando. "Evidentemente nós torcíamos para que fosse de Cataguases, mas infelizmente no pregão vale o menor preço, assim funciona o serviço público, se nós fizermos diferente, vão dizer que há falcatrua, que há erro ou que há distorção, então foi seguida inteiramente a Lei" disse o secretário.

Segundo José de Alencar, foi feito um levantamento de cidades do porte de Cataguases para saber quantas pessoas e caminhões se usava na coleta e foi feita uma licitação semelhante. A nova empresa irá operar com 5 caminhões e 1 reserva, para atender a área urbana, alem disso, 1 caminhão da prefeitura continuará atendendo os distritos. Mesmo com um número menor, segundo o secretário, tudo depende da jornada de trabalho. "Se você trabalhar um caminhão 16 horas ele vale por dois de 8 horas". Além disso, o secretário destacou que os caminhões hoje serão mais novos, com no máximo 5 anos e que todos os coletores serão por conta da empresa e que os coletores que trabalham na prefeitura, serão deslocados para a varrição que já foi assumida pela prefeitura desde 11 de agosto. 

Em relação ao horário que pode trazer transtornos ao trânsito, o secretário disse que não existe um horário rígido, que poderá ser alterado, de acordo com os problemas encontrados pela fiscalização da prefeitura, segundo ele, a empresa já foi orientada a encostar os caminhões durante a coleta. "Vamos esperar o serviço acontecer e vamos criticar construtivamente porque nós estamos abertos a qualquer tipo de alteração ou mudança para melhorar esse trânsito difícil de Cataguases que tem as mesmas ruas centrais desde que foi fundada e o número de carros cresce quase que exponencialmente, evidentemente que cada dia vai ser um trânsito mais caótico como em todas as cidades que a gente vê por ai".

Varrição

Segundo o secretário, o serviço de varrição, continuou com a mesma qualidade ou até melhor. No entanto, ele aproveitou para denunciar o que chamou de covardia que foi feita na véspera da prefeitura assumir o serviço, onde todos os tambores de lixo, desde a Avenida Guido Marliere até o Calçadão, estavam virados e derramados na rua. "Nós da prefeitura não fizemos uma coisa destas porque não íamos aumentar serviço, mas felizmente, com essa equipe que a Serviços Urbanos tem, que é um acervo humano de excelente qualidade - tenho visto isso nos 72 dias que estou lá - nos reunimos, tiramos um pouquinho de cada equipe, montamos uma equipe em caráter emergencial e fizemos a varrição com louvor, só bate quem quer, é só ver a rua que está igual ou melhor do que era" completou.

Serviço

Segundo o secretário, o serviço não vai ficar pior, como foi falado, destacando que está buscando melhorias e a maximização de alguns serviços, como o asfaltamento que será tratado constantemente através de uma equipe de "cataburacos" que será implantada em setembro.

Economia

José de Alencar disse que ainda não foi possível contabilizar toda economia que estas mudanças proporcionarão, mas que será de no mínimo de R$ 80 mil por mês.

Declaração de Titoneli de que a cidade estaria suja e bagunçada

Questionado sobre a declaração que Titoneli deu ao Site Mídia Mineira de que a cidade estaria suja e bagunçada, José de Alencar disse que não iria contestar, porque se tem problema a secretaria está tentando resolve-los, mas ressaltou que está apenas há 72 dias na pasta e que não existe solução para todos os problemas. "Talvez grande parte do problema não esteja no serviço urbano e sim na postura do cidadão, de virar um tambor de lixo, de não respeitar o horário da coleta... A gente vê, que nós temos um botafora de construção civil e covardemente as pessoas colocam lixo na carroceria de sua caminhonete e jogam em todas as entradas da cidade e o município disponibiliza um botafora de construção civil. Então isso ai é uma covardia e é muito fácil bater" completou o secretário conclamando a população a contribuir mais, trabalhar em sinergia e fazer uma parceria com o poder público.

Leia também:

A Cidade está suja e bagunçada diz Titoneli

Confira abaixo o áudio com a entrevista completa:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila