quarta-feira, 16 de setembro de 2015

13º Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba apresenta o Forró de Viola de Miltinho Edilberto

Para os admiradores da viola caipira, a boa pedida é visitar a acolhedora Piacatuba, distrito de Leopoldina a 322 km de Belo Horizonte, e que todos os anos recebe milhares de turistas para o Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba. Este ano, a 13ª edição acontecerá entre os dias 8 e 12 de outubro e a programação de shows reunirá alguns dos maiores violeiros do país, entre eles, Miltinho Edilberto e Jaime Alem. Considerado um dos mais destacados eventos do calendário cultural de Minas Gerais, o Festival é produzido e coordenado por Maria Lúcia Braga e tem patrocínio do Ministério da Cultura e da Energisa, com apoio da Fundação Ormeo Botelho, Câmara e Prefeitura Municipal de Leopoldina.

    Sempre priorizando a tradicional viola caipira, Piacatuba ganhou fama ao atrair violeiros de vários Estados e abrir espaço para a descoberta de novos talentos através do Festival de Viola, que este ano distribuirá R$ 23 mil em premiações. As inscrições estarão abertas até o dia 18 de setembro. E para apresentar o melhor da moda de viola, a 13ª edição do Festival presenteará o público com nada menos que o Forró de Viola de Miltinho Edilberto, considerado pela crítica como um dos violeiros mais completos do Brasil. Músico, produtor, compositor premiado em vários Festivais, Miltinho é cultuado no meio artístico e respeitado por medalhões da música regional como Xangai, Elomar e Renato Teixeira, de quem é afilhado musical e parceiro.

   O artista é um dos precursores do forró universitário e com o projeto Forró do Mundo já se apresentou em vários países da Europa (Alemanha, França, Holanda, Inglaterra, Portugal e Suíça) levando o autêntico forró pé-de-serra em grandes Festivais e Casas de Espetáculos.  Miltinho já teve composições gravadas por muita gente boa por aí. Falamansa, Trio Virgulino, Maria Bethania e Maria Gadú são alguns desses nomes que deram voz à obra do músico. Como compositor, conquistou com maestria a admiração da crítica especializada ao ganhar o Prêmio Sharp de Música em 1998, na Categoria Revelação Regional.

   Miltinho toca viola de 10 cordas e mistura forró com uma entonação caipira autoral como ninguém.  Além de músico, ele é instrumentista e desenvolve um trabalho interessante de pesquisa do folclore brasileiro. No palco, mostra uma mistura de xaxado, baião e embolada, acrescida de uma dose de picardia, que poderá ser vista dia 11 de outubro, a partir das 23h, em Piacatuba.

Veja a Programação Completa

Dia 8 de outubro- quinta-feira

Abertura- 20h -Cortejo Chiquinho e Ramon Rozado com os violeiros concorrentes da Etapa Regional 

21h-  Festival de Viola Etapa Regional 

22h30- Ricardo Vignini

Dia 9 de outubro- sexta-feira

20h- Cortejo Chiquinho e Ramon Rozado com os violeiros concorrentes Etapa Nacional

21h- Festival de Viola Etapa Nacional   

21h30- Cordas Cariocas

23h- Renato Caetano  

Dia 10 de outubro- sábado

21h – Arnaldo Freitas

22h- Jaime Alem 

23h- Viola de Nois

Dia  11 de outubro- domingo

20h- Orquestra de Violeiros  Terra da Uva                  

21h30- Tavinho Limma  

23h30 – Miltinho Edilberto 

Dia 12 de outubro- Segunda-feira

9h- Missa  Matriz N.S. da Piedade

14h- Teatro Infantil   Grupo Pera

15h30 – Apresentação da Oficina de Percussão  Feliz quem Toca

Fonte: Assessoria de Comunicação

Farmácias de Plantão em Cataguases
04 Domingo
05 Segunda
06 Terça
07 Quarta
08 Quinta
09 Sexta
10 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza
N. Sra Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II