terça-feira, 8 de setembro de 2015

A "Placa Oculta" em um "Poema Concreto" - detalhes da reinauguração da Praça Rui Barbosa em Cataguases



Em uma rápida cerimônia, a restauração da Praça Rui Barbosa foi inaugurada na noite desta segunda feira (7) em Cataguases.

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, José Ricardo Martins Junqueira, o Zeca Junqueira, muito emocionado, contou do seu gosto por escrever, revelou ser poeta, mas disse que sempre questionou a insuficiência das palavras "se as coisas em volta são injustas". O secretário disse que quando voltou do Rio de Janeiro e recebeu o convite do prefeito Cesinha para ser o Secretário de Cultura, percebeu que poderia fazer uma intervenção poética pra valer na cidade. "Eu tenho a honra de assinar esta obra juntamente com o prefeito e outros, então, está ai o poema concreto!" finalizou.

O vice-prefeito Sérgio Gouvêa, o Filó, também discursou, dizendo que no dia 7 de setembro, o povo comemora a liberdade e muito mais do que isso, o direito de ir e vir e lembrou que na Praça, muitos passeiam, conhecem pessoas, buscam amor, veem shows e fofocam. "Essa é a Praça, a Praça Rui Barbosa que o nosso prefeito José César Samor, nos entrega, historicamente reformada, enquanto muitos diziam que a praça estava acabada, ela está entregue aqui pra mais cem anos! E o poeta falará sobre ela." disse.

O prefeito Cesinha Samor, falou da satisfação da reinauguração da Praça Rui Barbosa, depois de 58 anos de sua inauguração e lembrou que, a mesma, de autoria do arquiteto Luzimar Natalino Cerqueira de Góes Teles, está situada em uma poligonal de tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e fez questão de frisar que está sobre a proteção desta instituição Federal. O prefeito anunciou que encontra-se em obras a Praça José Inácio Peixoto, na Vila Tereza, que nos próximos 10 dias, a prefeitura estará iniciando as obras na Praça da Estação, além da restauração da Praça Santa Rita que, segundo o prefeito, já está licitada, com contrato assinado com a empresa vencedora e que até o final deste mês, terá inicio. 

Cesinha destacou que todas as reformas foram viabilizadas pelo IPHAN, o qual ele agradeceu, na pessoa da Superintendente em Minas Gerais, Dra. Célia Maria Corsino, juntamente com o arquiteto Ulisses Vanucci Lins. O prefeito também agradeceu a Construtora Entre Rios, representada por seu diretor, Bruno Valério Gonçalves. "Acredito que tais reformas serão estratégicas para estimular o turismo cultural em nossa cidade o que reflete positivamente na economia, diante disto, aproveito esta data simbólica para pedir a vocês que protejam essas praças, fiscalizem junto com a prefeitura este patrimônio exclusivo de Cataguases" disse.


Placa Oculta

Um fato chamou a atenção do Executivo, antes da cerimônia de reinauguração da Praça Rui Barbosa. Trata-se de uma placa colocada de forma escondida no pé de um dos bancos, com os seguintes dizeres: "A Recuperação desta Praça foi executada e custeada integralmente pela construtora Entre-Rios (Família Gonçalves), Cataguases, 7 de setembro de 2015".

Segundo informações, a colocação da placa não havia sido autorizada, pois a Construtora Entre-Rios foi obrigada a arcar com a obra, para quitar uma multa junto ao IPHAN.

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira, disse para o Site Mídia Mineira, que havia visto a placa nesta segunda-feira (7), que o prefeito já tomou ciência e que a mesma será retirada. "Não sabemos quem colocou mas foi colocada tranquilamente de forma ilegal, isto aqui é um lugar público onde só pode ser assinado pelo prefeito, que é o responsável pelos locais públicos. Vamos retirar e na sequência eu não sei o que o prefeito fará, mas a princípio, será retirada" completou.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
03 - Domingo 04 - Segunda 05 - Terça 06 - Quarta 07 - Quinta 08 - Sexta 09 - Sábado
Econômica III Droga Minas Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova
Vasconcelos Pague Menos Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa