sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Educação de Ubá Alerta: Obesidade infantil é um problema de saúde pública

A fim de identificar os problemas nutricionais dos estudantes e elaborar projetos de educação alimentar e nutricional específicos para combatê-los, a Secretaria Municipal da Educação, através do Setor de Alimentação Escolar de Ubá, realiza anualmente a aferição de medidas de peso e altura das crianças matriculadas nas escolas municipais. Em 2015, este estudo aconteceu entre os meses de maio e agosto e avaliou 1.171 alunos do total de 7.093 matriculados. Após análise detalhada, encontrou-se que 65,33% das crianças da rede estavam com o índice de massa corporal (IMC) adequado para a idade, 1,62% magreza, e 32,96% com excesso de peso (entre sobrepeso, obesidade e obesidade grave).

De maio a Agosto, 1.171 alunos
foram avaliados pela SME de Ubá
Os resultados apresentados pelo levantamento são condizentes com o demonstrado em estudos populacionais realizados em todo o mundo. Segundo eles, à medida que se consegue erradicar a miséria, a obesidade desponta como um problema mais frequente e mais grave que a desnutrição. Este fenômeno sobrecarrega nosso sistema de saúde com uma demanda crescente de atendimento à doenças crônicas relacionadas com a obesidade, como diabetes tipo 2, doença coronariana, hipertensão arterial e diversos tipos de câncer.

A má alimentação e o sedentarismo são as principais causas do quadro encontrado. “Suco de caixinha, refrigerante, biscoitos recheados, salgadinhos, chips, macarrão instantâneo... Esses alimentos deveriam ser uma opção esporádica na alimentação das crianças, não fazer parte de seu cotidiano”, alerta a nutricionista responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, Ângela Magaton. “Precisamos ajudar nossa população a redescobrir o valor e o sabor dos alimentos ‘in natura’ e assim garantir uma alimentação mais saudável e sustentável. Além disso, ao oferecer à criança oportunidades para ela brincar ao ar livre, correr, pular corda, pedalar ou andar de skate, os pais contribuem para o aumento do gasto energético”, complementa a nutricionista.

Fonte: Prefeitura de Ubá

Farmácias de Plantão em Cataguases
04 Domingo
05 Segunda
06 Terça
07 Quarta
08 Quinta
09 Sexta
10 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza
N. Sra Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II