sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Grupo "Jalecos Verdes" são homenageados pela Câmara de Cataguases

Em atendimento a proposição do vereador Fernando Pacheco Fialho, a Câmara Municipal de Cataguases, homenageou na última terça-feira (8), o grupo de ex-alunos da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira (Polivalente), conhecido como "Jalecos Verdes".

Com os vereadores e com o diretor do Polivalente, Professor João Dione, os
Jalecos Verdes: Zeca Figueiredo, Sônia Dias, Nalon, Edimar, Antônio Lacerda, Madô,
Nivaldo, Romilda, Ana Carvalho, Áurea e Carrara

Conforme a justificativa do vereador, o grupo comemora este ano 40 anos de formatura da primeira turma e vem realizando vários encontros de ex-alunos e professores. "Os jalecos verdes, conseguem com esse movimento, resgatar e valorizar a Escola Estadual Marieta Soares Teixeira que é o patrimônio físico de uma política de estado voltada para uma educação diferenciada" diz o texto do vereador.

O Sr. Janson Almada, recebeu a moção, em nome do grupo e o Diretor da Escola, João Dioni, recebeu a homenagem em nome da instituição de ensino.

Jason Almada agradeceu a Fernando Pacheco, ao diretor João Dioni e ao grupo. "Tudo partiu de uma ideia que só deu certo em função do empenho de todos, é uma união que vem fazendo a força porque senão seria apenas uma ideia" completou.

O Diretor João Dioni, também falou sobre o grupo Jalecos Verdes: "Isso é muito importante em um momento em que vivemos tantos desencontros, onde o celular tem roubado aquela coisa do grupo, do nós e tem tornado as pessoas cada vez mais distante umas das outras" e sobre a Instituição: A Escola Polivalente, historicamente foi fundada dentro do projeto Aliança para o progresso de John Kened e buscava desenvolver o impeto para o trabalho e para ciência, nós tínhamos laboratórios individualizados, eles lembram disso e nós tínhamos as práticas que conduziam o jovem ao trabalho. Infelizmente, como já foi dito, as políticas governamentais tendem a andar para trás e depois tentam recuperar o que foi perdido. Hoje nós temos como naquela época, um grande déficit em matéria de técnicos, eles acabaram e agora tentam recuperar o tempo perdido, ainda bem que eles tentam recuperar o tempo perdido, mas esses daqui, que saíram do Polivalente, sabiam desde montar um jornal em uma gráfica até fazer um frango lá na cozinha, desde plantar um pé de alface até trabalhar no escritório com uma máquina de datilografia".

O diretor agradeceu ao vereador Fernando Pacheco pela homenagem e também ao vereador José Augusto Guerreiro Titoneli pela ajuda a escola. "Se nós temos uma fanfarra, muito nos ajudou o vereador Titoneli, que tanto brilhantismo trouxe no desfile de 7 de setembro" completou.

O vereador Fernando Pacheco Fialho disse que os Jalecos Verdes, representam a fundação e o pioneirismo da fundação do Polivalente em Cataguases, que a partir do ano de 1972, trouxe frutos e prosperou, com uma estrutura diferenciada, com práticas agrícolas, laboratório de biologia entre outros. "Imagino que se houvessem politicas públicas mesmo, com eficácia, com monitoramento, com implementação, das coisas novas que vinham surgindo, o Polivalente seria disseminado em todo país, como foi, mas de uma forma muito mais consistente e em muito mais quantidade" disse.


O vereador finalizou dizendo que o exemplo do polivalente, serve para não deixar os administradores ficar na inércia e procurar políticas públicas principalmente na área da educação, que possam ter continuidade e os Jalecos Verdes existem para mostrar que alguma coisa possa ser refeita e cabe aos políticos projetarem isso. "O exemplo foi dado, está ai até hoje cristalizado todo ensinamento, porque cruzarmos os braços e nos voltarmos contra isto, procurarmos reinventar a roda se ela já foi projetada" argumentou.

Outros vereadores, Serafim, Titoneli, Aritana e Amaral, também falaram sobre a importância dos Jalecos Verdes e do Polivalente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila