domingo, 6 de setembro de 2015

Noite de autógrafos marca lançamento do livro "Pequena História da Fundação de Cataguases" de Joaquim Branco

O escritor cataguasense Joaquim Branco Ribeiro, lançou seu 34º livro, na noite deste sábado (5), na Casa de Leitura da Praça Chácara Dona Catarina, em Cataguases.

O coquetel de lançamento foi prestigiado por autoridades civis, artistas, escritores, professores, empresários e por populares, que compareceram e fizeram questão de levar um exemplar autografado.

O Livro Pequena História da Fundação de Cataguases, conta com ilustrações da artista plástica e poeta leopoldinense, Glória Barroso e tem o apoio do Programa Nacional de Incentivo a Leitura (PROLER Cataguases) e da Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Lei de incentivo a Cultura Ascânio Lopes.

Em entrevista exclusiva para o Site Mídia Mineira, Joaquim Branco disse que o livro é uma síntese de um outro projeto maior que está sendo pesquisado por ele há aproximadamente quatro anos, mas que devido ao número de páginas, em torno de 900 e por se tratar de uma linguagem mais erudita, resolveu fazer o Pequena História da Fundação de Cataguases, com figuras e uma linguagem mais palatável, para que agrade a jovens e adultos, em todas as séries escolares, além de colocar um preço acessível, justamente para democratizar o acesso a história cataguasense. "Eu quero que seja espalhado mesmo, que seja comprado, usado e utilizado bastante pela população e não uma coisa que fique só na minha mão ou na mão de poucas pessoas" disse.

O escritor acredita que como tem poucos livros sobre a história de Cataguases, é natural que os cataguasenses não conheçam muito sua história, por isso a intenção de confeccionar um livro mais acessível.

Livro O Município de Cataguases

Joaquim Branco está trabalhando em um projeto há aproximadamente quatro anos, baseado no livro original de Arthur Rezende, "O Município de Cataguases", de 900 páginas que conta a história da formação do Município. A reedição, chegou a ser aprovada pela Câmara de Cataguases em 15 de outubro de 2013, mas o escritor disse que preferiu não fazer pela Câmara, devido seu irmão, Aquiles Branco, ser vereador, para evitar comentários.

Segundo Branco, o projeto já está praticamente pronto, faltando apenas as fotos. O tamanho foi aumentado para reduzir o número de páginas, que será em torno de 500. A previsão de lançamento, é para o final de 2016, mas agora ele pretende contar com empresas para poder financiar a edição e lançamento da obra.

Confira abaixo mais fotos do coquetel de lançamento

Veja abaixo vídeo com entrevista exclusiva

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
19 - Domingo 20 - Segunda 21 - Terça 22 - Quarta 23 - Quinta 24 - Sexta 25 - Sábado
Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida
Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho