domingo, 6 de setembro de 2015

Noite de autógrafos marca lançamento do livro "Pequena História da Fundação de Cataguases" de Joaquim Branco

O escritor cataguasense Joaquim Branco Ribeiro, lançou seu 34º livro, na noite deste sábado (5), na Casa de Leitura da Praça Chácara Dona Catarina, em Cataguases.

O coquetel de lançamento foi prestigiado por autoridades civis, artistas, escritores, professores, empresários e por populares, que compareceram e fizeram questão de levar um exemplar autografado.

O Livro Pequena História da Fundação de Cataguases, conta com ilustrações da artista plástica e poeta leopoldinense, Glória Barroso e tem o apoio do Programa Nacional de Incentivo a Leitura (PROLER Cataguases) e da Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Lei de incentivo a Cultura Ascânio Lopes.

Em entrevista exclusiva para o Site Mídia Mineira, Joaquim Branco disse que o livro é uma síntese de um outro projeto maior que está sendo pesquisado por ele há aproximadamente quatro anos, mas que devido ao número de páginas, em torno de 900 e por se tratar de uma linguagem mais erudita, resolveu fazer o Pequena História da Fundação de Cataguases, com figuras e uma linguagem mais palatável, para que agrade a jovens e adultos, em todas as séries escolares, além de colocar um preço acessível, justamente para democratizar o acesso a história cataguasense. "Eu quero que seja espalhado mesmo, que seja comprado, usado e utilizado bastante pela população e não uma coisa que fique só na minha mão ou na mão de poucas pessoas" disse.

O escritor acredita que como tem poucos livros sobre a história de Cataguases, é natural que os cataguasenses não conheçam muito sua história, por isso a intenção de confeccionar um livro mais acessível.

Livro O Município de Cataguases

Joaquim Branco está trabalhando em um projeto há aproximadamente quatro anos, baseado no livro original de Arthur Rezende, "O Município de Cataguases", de 900 páginas que conta a história da formação do Município. A reedição, chegou a ser aprovada pela Câmara de Cataguases em 15 de outubro de 2013, mas o escritor disse que preferiu não fazer pela Câmara, devido seu irmão, Aquiles Branco, ser vereador, para evitar comentários.

Segundo Branco, o projeto já está praticamente pronto, faltando apenas as fotos. O tamanho foi aumentado para reduzir o número de páginas, que será em torno de 500. A previsão de lançamento, é para o final de 2016, mas agora ele pretende contar com empresas para poder financiar a edição e lançamento da obra.

Confira abaixo mais fotos do coquetel de lançamento

Veja abaixo vídeo com entrevista exclusiva

Farmácias de Plantão em Cataguases
04 Domingo
05 Segunda
06 Terça
07 Quarta
08 Quinta
09 Sexta
10 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza
N. Sra Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II