xxxxx

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Prefeituras de Cataguases e Viçosa desmentem boatos de roubo de uniformes da dengue

Um boato tem causado transtornos a várias prefeituras durante o ano. Segundo a corrente divulgada em redes sociais e aplicativos para celular, teria acontecido um roubo de coletes, crachás e bolsas de agentes da dengue para ser usado por criminosos para invadir as residências. Esta mensagem já foi repassada por milhares de celulares e tem prejudicado as ações dos agentes em diversos municípios.

Em Cataguases, o coordenador do Núcleo de Controle de Endemias da secretaria de saúde, Alencar Norte, emitiu nota sobre o assunto pela segunda vez este ano, desmentindo o boato. Na nota, Alencar diz que em Cataguases, nada foi subtraído até o presente momento e que o boato pode comprometer o trabalho dos agentes. 

A prefeitura de Viçosa também desmentiu o boato com nota oficial enviada a imprensa da região, esclarecendo o assunto (confira abaixo). Na nota, a prefeitura esclarece que a informação não procede e que o departamento responsável entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte que desmentiu a notícia, além de não haver histórico de roubo desse tipo de material em Viçosa.

Há notícias de que outras cidades da Zona da Mata Mineira como Juiz de Fora e Ubá também tiveram de emitir comunicado sobre o assunto. São João Del Rei na região das Vertentes e Divinópolis, Bambuí, Itaúna, Oliveira e Formiga no Centro Oeste Mineiro, também já se posicionaram. Fora de Minas Gerais, cidades do Vale do Paraíba também tiveram trabalho com a falsa notícia.

Confira abaixo as notas do Núcleo de Controle de Endemias de Cataguases e da prefeitura de Viçosa na íntegra.

Globalização

De fato, este tipo de furto, já aconteceu em Goiânia (GO), em janeiro de 2014 e pode ter sido um nos nascedouros da mensagem que devido a grupos de internet com alcance cada vez maior, pode ter ultrapassado os limites municipais, fazendo com que cada vez mais pessoas compartilhassem a mensagem. 

A dica, é sempre desconfiar de toda a mensagem que chega em seu celular ou computador, sem a devida fonte e verificar sempre a veracidade da informação com autoridades competentes antes de compartilhar.

Nota do Núcleo de Controle de Endemias de Cataguases

Nota oficial
Eu Alencar Norte ( Alencar da dengue ) venho publicamente desmentir os boatos de que foram roubados coletes e blusas dos nossos agentes de combates a endemias e que seriam usados para efetuar assaltos em residência, aqui no município de Cataguases nada foi subtraído até o presente momento. Sendo assim afirmou ser boato de muito mal gosto que pode vir a comprometer todo o nosso trabalho sério que vimos desenvolvendo no intuito de estar protegendo e cuidando de toda a população cataguasense no enfrentamento não só da dengue mas de várias doenças sendo assim peço que replique está mensagem para o máximo de amigos possíveis para que não venhamos a ter prejuízos e danos no desenvolver de nossas atividades.
Desde já sou grato pela ajuda e colaboração de todos .
Alencar norte ( Alencar da Dengue )

Nota da Prefeitura de Viçosa

No último final de semana a mídia falada veiculou uma informação preliminar não apurada a respeito de um possível furto de uniformes de agentes endemias que teria ocorrido na última semana na cidade de Belo Horizonte e que esses uniformes poderiam ser usados para crimes de roubos a residências.

Ao comentar a informação uma rádio de Viçosa chegou a alertar a população no sentido de verificar a identidade dos agentes de endemias que abordarem suas residências. A partir desse alerta os agentes de endemias de Viçosa estão encontrando dificuldade para realizar as vistorias nos imóveis. 

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa esclarece que a informação veiculada não procede. "Entramos em contato com Belo Horizonte e a notícia foi desmentida pela Secretaria Municipal de Saúde da capital", informou Ronilson da Silva Vieira, Chefe do Departamento, que ainda esclareceu que "em Viçosa não há histórico de roubos de materiais desses agentes".

Por fim, a Prefeitura pede a colaboração da imprensa local no sentido de nos ajudar a desmentir esse boato, que começou a se espalhar via redes sociais. Algumas regiões de Viçosa possuem alto índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Em vista disso, a ação preventiva dos agentes de endemias é vital para o controle dessas doenças, para que não tenhamos uma epidemia no próximo verão.

Informações para a imprensa e população: (31) 3892-6430

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila