segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Semana Florestal é aberta em Cataguases com palestras sobre o Dia da Árvore e Luta da Pessoa com Deficiência

Nesta segunda-feira (21), Cataguases comemora o Dia da Árvore e o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência com programação na Estação Ecológica de Água Limpa (Horto Florestal). A programação se estende por toda semana até a sexta-feira (25). 

Dia Mundial da Árvore

No hemisfério sul o dia 22 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno e em sua véspera, no dia 21, é comemorado no Brasil o dia da árvore. O país carrega fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país, um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que o Brasil possui.

Desmatamento

O desmatamento no Brasil é um dos grandes problemas ecológicos que o país enfrenta na atualidade. Várias são suas causas, e elas têm peso distinto nas diversas regiões, sendo as mais importantes a conversão das terras para a agricultura ou para a pecuária, a exploração madeireira, a grilagem de terras, a urbanização e a criação de infraestruturas como pontes, estradas e barragens.

Entre 1990 e 2000 o país perdeu mais 22 milhões de hectares, e entre 2000 e 2005 se tornou o maior desmatador do mundo, respondendo por 47% das perdas globais, a partir daí, o ritmo de desmatamento começou a reduzir significativamente, atingindo um recorde em 2012, com a menor taxa em 24 anos, segundo dados do MMA. Em 2013, no entanto, essa tendência positiva se dissolveu, e o desmatamento voltou a crescer rápido.

Nestes últimos anos o desmatamento tem recebido concentrada atenção dos estudiosos e vem ocupando considerável espaço nas mídias, tornando-se o centro de uma grande e inflamada controvérsia pública.

O cenário futuro ainda é incerto, mas há muitas razões de preocupação a partir das múltiplas evidências que atestam a baixa eficiência geral no uso dos recursos naturais e a grande devastação que já atinge todos os biomas, colocando em perigo de extinção centenas de espécies, destruindo paisagens únicas, prejudicando a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os brasileiros e ameaçando a garantia de um futuro para as próximas gerações que seja desejável de viver. Se as atuais tendências continuarem, sem mudanças profundas no sistema econômico e político, na valoração da natureza por seus serviços e também por si mesma, enfim, na mentalidade e na cultura predatória e imediatista predominante, o Brasil do século XXI, conforme avaliou o pesquisador do CNPq Eduardo Viola, "será uma sociedade da informação globalizada segmentada, continuadora da sociedade industrial-agrária de altas assimetrias que vigorou na segunda metade do século XX. Porém, existe suficiente incerteza sistêmica para que (nos próximos anos) novos acontecimentos mundiais e transformações na cultura política e no peso relativo dos setores sociais na sociedade brasileira, possam levar a uma redefinição". Para que esta mudança ocorra, será fundamental um amplo trabalho de reeducação dos hábitos de consumo e formas de pensamento da população em direção a um modelo de desenvolvimento sustentável, já que esses fatores são a causa básica do problema; além disso, em um país democrático as decisões mais altas precisam, em última análise, do beneplácito do povo, e se a situação de hoje e de amanhã é preocupante, é em essência devido ao consenso de uma sociedade que ainda não está bem informada sobre os efeitos de seus atos, especialmente a longo prazo, e tem outras prioridades diante de si.

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. O dia 21 de setembro foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

Desfile da APAE em Cataguases
Foto: Marcos Gama
Promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas são desafios da luta por um país mais acessível para as pessoas com deficiência. 

O direito de ir e vir, de se comunicar, de se expressar, de trabalhar, estudar entre outros necessitam de debates ampliados, maior conhecimento da população e vontade dos representantes para o desenvolvimento de políticas públicas sobre o tema.

*Com informações de Wikipedia e Instituto Federal do Amazonas

Confira abaixo a programação em Cataguases desenvolvida pela Estação Ecológica Água Limpa.

SEMANA FLORESTAL 2015
21 de setembro
Dia da Árvore
Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido.”(Rubem Alves)

PROGRAMAÇÃO

Dia19/09/2015-Atividade Preliminar
09:00 –Projeto Virada da Educação
Palestra na Escola Estadual Astolfo Dutra: A Semana Florestal de 2015–O Plantio de árvores, Coleta Seletiva e destinação adequada de resíduos (Polícia Militar do Meio Ambiente)

Dia21/09/2015-AberturaOficialdaSemana
Local: Estação Ecológica de Água Limpa
  • 08:00 -Hino Nacional em Libras(Núcleo de Apoio a Inclusão -NAI)
  • 08:15–Comentários - O Dia da Árvore / Semana Florestal (Luiz Henrique Ferraz Miranda -Chefe do Esc. Regional MATA / IEF) / O Dia Nacional da Pessoa Com Deficiência (Ginna Cláudia Mantovani Lacerda –NAI e Magda Mazzini -APAE)
  • 08: 30 -Apresentações culturais(NAI e APAE)
  • 09:00-Peça Teatral: “O Último Lixo do Mundo” (Grupo GPTO / Projeto Mundo Meu / Instituto Francisca de Sousa Peixoto
  • 09:30-Posse do Conselho Consultivo da EEAL
  • 10:15 –Plantio de uma árvore

Dia 22/09/2015 –Atividades Diversas
  • 09:30 e 15:00-Peça Teatral: “O Último Lixo do Mundo” (Grupo GPTO / Projeto Mundo Meu / Instituto Francisca de Sousa Peixoto) - Local-EE Guido Marliere

  • 09:30-Palestra: Coleta Seletiva e destinação adequada de resíduos (Polícia Militar do Meio Ambiente) - Local -Escola Municipal Prefeito José Esteves

Dia23/09/2015–Plantio
  • 08:00 -Plantio simultâneo de uma muda de Pau Brasil em todas as escolas públicas do município

Dia24/09/2015–OficinasCriativas
  • 08:00 às 12:00-Oficinas para crianças em escolas públicas (ONG Minas vida)
  • 13:00 às 17:00-Oficina para crianças no instituto Francisca de Souza Peixoto / Projeto Mundo Meu: Primavera e Reciclagem
  • 08:00 às 17:00-Coleta Seletiva Solidária-Participação de todas as escolas do município que irão, neste dia, promover uma coleta seletiva e doar os resíduos para a APAE, para abatimento na conta de luz, conforme o projeto “Conta Cidadã” -Energisa.

Dia25/09/2015–EncerramentonaEstaçãoEcológicadeÁguaLimpa
  • 8:00 -Alongamento, aquecimento e caminhada ecológica (GTrainning) - Local: Estação Ecológica de Água Limpa - Público: comunidade em geral
  • 14:00–Atividades de Interpretação Ambiental (Participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID -FIC / UNIS) - Local: Estação Ecológica de Água Limpa - Público:Alunos de escola pública

PARCEIROS:
Instituto Estadual de Florestas -IEF / Estação Ecológica de Água Limpa, Energisa-Projeto Conta Cidadã, APAE, NAI (Núcleo de Apoio à Inclusão), Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Educação –SRE / Leopoldina, ONG Minasvida, Polícia Militar de Meio ambiente, Hidroazul, Controle de Endemias, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Faculdades Integradas de Cataguases -FIC / UNIS, ROTARACT, Gtrainning, Instituto Francisca de Souza Peixoto / Companhia Industrial Cataguases


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
19 - Domingo 20 - Segunda 21 - Terça 22 - Quarta 23 - Quinta 24 - Sexta 25 - Sábado
Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida
Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho