segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Semana Florestal é aberta em Cataguases com palestras sobre o Dia da Árvore e Luta da Pessoa com Deficiência

Nesta segunda-feira (21), Cataguases comemora o Dia da Árvore e o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência com programação na Estação Ecológica de Água Limpa (Horto Florestal). A programação se estende por toda semana até a sexta-feira (25). 

Dia Mundial da Árvore

No hemisfério sul o dia 22 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno e em sua véspera, no dia 21, é comemorado no Brasil o dia da árvore. O país carrega fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país, um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que o Brasil possui.

Desmatamento

O desmatamento no Brasil é um dos grandes problemas ecológicos que o país enfrenta na atualidade. Várias são suas causas, e elas têm peso distinto nas diversas regiões, sendo as mais importantes a conversão das terras para a agricultura ou para a pecuária, a exploração madeireira, a grilagem de terras, a urbanização e a criação de infraestruturas como pontes, estradas e barragens.

Entre 1990 e 2000 o país perdeu mais 22 milhões de hectares, e entre 2000 e 2005 se tornou o maior desmatador do mundo, respondendo por 47% das perdas globais, a partir daí, o ritmo de desmatamento começou a reduzir significativamente, atingindo um recorde em 2012, com a menor taxa em 24 anos, segundo dados do MMA. Em 2013, no entanto, essa tendência positiva se dissolveu, e o desmatamento voltou a crescer rápido.

Nestes últimos anos o desmatamento tem recebido concentrada atenção dos estudiosos e vem ocupando considerável espaço nas mídias, tornando-se o centro de uma grande e inflamada controvérsia pública.

O cenário futuro ainda é incerto, mas há muitas razões de preocupação a partir das múltiplas evidências que atestam a baixa eficiência geral no uso dos recursos naturais e a grande devastação que já atinge todos os biomas, colocando em perigo de extinção centenas de espécies, destruindo paisagens únicas, prejudicando a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os brasileiros e ameaçando a garantia de um futuro para as próximas gerações que seja desejável de viver. Se as atuais tendências continuarem, sem mudanças profundas no sistema econômico e político, na valoração da natureza por seus serviços e também por si mesma, enfim, na mentalidade e na cultura predatória e imediatista predominante, o Brasil do século XXI, conforme avaliou o pesquisador do CNPq Eduardo Viola, "será uma sociedade da informação globalizada segmentada, continuadora da sociedade industrial-agrária de altas assimetrias que vigorou na segunda metade do século XX. Porém, existe suficiente incerteza sistêmica para que (nos próximos anos) novos acontecimentos mundiais e transformações na cultura política e no peso relativo dos setores sociais na sociedade brasileira, possam levar a uma redefinição". Para que esta mudança ocorra, será fundamental um amplo trabalho de reeducação dos hábitos de consumo e formas de pensamento da população em direção a um modelo de desenvolvimento sustentável, já que esses fatores são a causa básica do problema; além disso, em um país democrático as decisões mais altas precisam, em última análise, do beneplácito do povo, e se a situação de hoje e de amanhã é preocupante, é em essência devido ao consenso de uma sociedade que ainda não está bem informada sobre os efeitos de seus atos, especialmente a longo prazo, e tem outras prioridades diante de si.

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. O dia 21 de setembro foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

Desfile da APAE em Cataguases
Foto: Marcos Gama
Promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas são desafios da luta por um país mais acessível para as pessoas com deficiência. 

O direito de ir e vir, de se comunicar, de se expressar, de trabalhar, estudar entre outros necessitam de debates ampliados, maior conhecimento da população e vontade dos representantes para o desenvolvimento de políticas públicas sobre o tema.

*Com informações de Wikipedia e Instituto Federal do Amazonas

Confira abaixo a programação em Cataguases desenvolvida pela Estação Ecológica Água Limpa.

SEMANA FLORESTAL 2015
21 de setembro
Dia da Árvore
Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido.”(Rubem Alves)

PROGRAMAÇÃO

Dia19/09/2015-Atividade Preliminar
09:00 –Projeto Virada da Educação
Palestra na Escola Estadual Astolfo Dutra: A Semana Florestal de 2015–O Plantio de árvores, Coleta Seletiva e destinação adequada de resíduos (Polícia Militar do Meio Ambiente)

Dia21/09/2015-AberturaOficialdaSemana
Local: Estação Ecológica de Água Limpa
  • 08:00 -Hino Nacional em Libras(Núcleo de Apoio a Inclusão -NAI)
  • 08:15–Comentários - O Dia da Árvore / Semana Florestal (Luiz Henrique Ferraz Miranda -Chefe do Esc. Regional MATA / IEF) / O Dia Nacional da Pessoa Com Deficiência (Ginna Cláudia Mantovani Lacerda –NAI e Magda Mazzini -APAE)
  • 08: 30 -Apresentações culturais(NAI e APAE)
  • 09:00-Peça Teatral: “O Último Lixo do Mundo” (Grupo GPTO / Projeto Mundo Meu / Instituto Francisca de Sousa Peixoto
  • 09:30-Posse do Conselho Consultivo da EEAL
  • 10:15 –Plantio de uma árvore

Dia 22/09/2015 –Atividades Diversas
  • 09:30 e 15:00-Peça Teatral: “O Último Lixo do Mundo” (Grupo GPTO / Projeto Mundo Meu / Instituto Francisca de Sousa Peixoto) - Local-EE Guido Marliere

  • 09:30-Palestra: Coleta Seletiva e destinação adequada de resíduos (Polícia Militar do Meio Ambiente) - Local -Escola Municipal Prefeito José Esteves

Dia23/09/2015–Plantio
  • 08:00 -Plantio simultâneo de uma muda de Pau Brasil em todas as escolas públicas do município

Dia24/09/2015–OficinasCriativas
  • 08:00 às 12:00-Oficinas para crianças em escolas públicas (ONG Minas vida)
  • 13:00 às 17:00-Oficina para crianças no instituto Francisca de Souza Peixoto / Projeto Mundo Meu: Primavera e Reciclagem
  • 08:00 às 17:00-Coleta Seletiva Solidária-Participação de todas as escolas do município que irão, neste dia, promover uma coleta seletiva e doar os resíduos para a APAE, para abatimento na conta de luz, conforme o projeto “Conta Cidadã” -Energisa.

Dia25/09/2015–EncerramentonaEstaçãoEcológicadeÁguaLimpa
  • 8:00 -Alongamento, aquecimento e caminhada ecológica (GTrainning) - Local: Estação Ecológica de Água Limpa - Público: comunidade em geral
  • 14:00–Atividades de Interpretação Ambiental (Participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID -FIC / UNIS) - Local: Estação Ecológica de Água Limpa - Público:Alunos de escola pública

PARCEIROS:
Instituto Estadual de Florestas -IEF / Estação Ecológica de Água Limpa, Energisa-Projeto Conta Cidadã, APAE, NAI (Núcleo de Apoio à Inclusão), Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Educação –SRE / Leopoldina, ONG Minasvida, Polícia Militar de Meio ambiente, Hidroazul, Controle de Endemias, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Faculdades Integradas de Cataguases -FIC / UNIS, ROTARACT, Gtrainning, Instituto Francisca de Souza Peixoto / Companhia Industrial Cataguases


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila