segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Semana Nacional do Trânsito incentiva conscientização da responsabilidade do motorista

DER alerta que o desafio das autoridades é estimular a direção defensiva. Motoristas imprudentes fazem vítimas em Minas Gerais


Termina nesta terça-feira (22), uma série de atividades planejadas em todo país para incentivar comportamentos mais responsáveis entre motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

Um motorista consciente de sua responsabilidade no trânsito. Essa é a ideia da Semana Nacional de Trânsito, que este ano traz a campanha “Seja Você a Mudança no Trânsito”.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que, para cada morte, há 16 feridos e destes 6 têm sequelas irreversíveis.

“Já temos legislação que conduz a fiscalização. O desafio é que cada um de nós escolha a direção defensiva para não ter que arcar com as consequências dos acidentes”, diz Rosely Fantoni, coordenadora da Gerência de Educação para o Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG). “O preço muitas vezes é a perda da vida”, arremata.

A publicitária Angelina Torres viveu o problema. Há dois anos, o marido e um tio morreram em um acidente na BR-262 “Uma ultrapassagem proibida mudou a minha vida. O responsável foi punido e eu também, porque perdi parte da minha família. Por isso, sou muito cuidadosa ao dirigir” desabafa.

Agora Angelina participa de grupos fechados de familiares de vítimas de crimes violentos para superar a dor. Para ela, a ação de um motorista irresponsável é criminosa.

Segundo estatísticas da Secretaria de Estado de Defesa Social, de janeiro a junho de 2015, houve redução de 19,1% de acidentes de trânsito com vítimas fatais em Minas Gerais, comparado com o mesmo período do ano passado. O número total de acidentes de trânsito caiu 6,7% no primeiro semestre de 2015.

O resultado dos acidentes no trânsito apresenta uma conta alta para a sociedade, com os gastos públicos na recuperação dos acidentados,  além de prejuízos emocionais para as famílias atingidas.

Segundo o Data SUS, anualmente são gastos cerca de R$ 28 bilhões em internação, tratamento e seguro de cobertura de acidentados no trânsito em todo Brasil.

Evitar alguns descuidos pode salvar vidas. Confira as dicas do DER, baseadas nos principais deslizes do motorista mineiro:

(Clique na imagem para ampliar)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila