sábado, 26 de setembro de 2015

Servidores da saúde de Cataguases participam de curso ministrado pelo Cisdesde sobre atendimento em casos de urgência e emergência






Está acontecendo no Hospital de Cataguases o curso Capacitação dos Profissionais da Saúde no Suporte Básico de Vida, ministrado por uma equipe do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (CISDESTE) - Juiz de Fora, responsável pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência - SAMU.

O curso é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e é voltado para profissionais da Secretaria de Saúde como Técnicos de enfermagem, médicos e enfermeiros da ESF, profissionais do setor de endemias e epidemiologia que tem contato direto com a população, visando a forma correta de prestar socorro e o primeiro atendimento ao paciente de emergência. 

Conforme explicou o Coordenador de Estratégia de Saúde da Família, José Luiz da Silva (Luizinho), este é o primeiro de uma série de cursos que serão disponibilizados para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde que trabalham diretamente com a população e podem se deparar com situações de acidentes ou casos graves na área de saúde. O curso tem a duração de dois dias, tendo iniciado nesta sexta-feira (25) terminando hoje, sábado (26). "É uma educação continuada dos servidores, visando sempre renovar os conhecimentos para atender melhor a população de Cataguases. Hoje a urgência e emergência pode acontecer em qualquer lugar, por isso, é necessário estar preparado, tanto para orientar a população como agir nestes casos, como e quando chamar o SAMU e também para que o próprio profissional esteja capacitado para prestar o primeiro atendimento" disse

Além das 20 unidades básicas de saúde de Cataguases, que foram divididas em grupos menores, deverão participar dos cursos, servidores de Dona Euzébia e Astolfo Dutra.



Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila